O ESTAR-JUNTO NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: SOBRE POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AMBIÊNCIA E ACONTECIMENTOS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p590-610Palavras-chave:
Currículo, Estética, Pós-modernidadeResumo
Partindo de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas, o texto tem como objetivo problematizar as maneiras de estar-junto identificadas em um grupo e suas ressonâncias nas práticas pedagógicas curriculares. O trabalho configura-se em uma pesquisa no/do cotidiano com aporte de técnicas interpretativas e etnográficas. Episódios interpretativos são construídos como modo de apreensão dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo. As constatações construídas provocam a pensar em como a força da ambiência cotidiana pode ser estruturante dos modos como os licenciandos pensam e agem em sala de aula, determinando suas tomadas de decisão em contextos de prática de ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.