O ESTAR-JUNTO NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: SOBRE POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AMBIÊNCIA E ACONTECIMENTOS CURRICULARES

Autores

  • Clívio Pimentel Junior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p590-610

Palavras-chave:

Currículo, Estética, Pós-modernidade

Resumo

Partindo de um mergulho interpretativo nos cotidianos escolar e universitário vivenciados por uma turma de licenciandos em Ciências Biológicas, o texto tem como objetivo problematizar as maneiras de estar-junto identificadas em um grupo e suas ressonâncias nas práticas pedagógicas curriculares. O trabalho configura-se em uma pesquisa no/do cotidiano com aporte de técnicas interpretativas e etnográficas. Episódios interpretativos são construídos como modo de apreensão dos fenômenos cotidianos vivenciados em campo. As constatações construídas provocam a pensar em como a força da ambiência cotidiana pode ser estruturante dos modos como os licenciandos pensam e agem em sala de aula, determinando suas tomadas de decisão em contextos de prática de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clívio Pimentel Junior, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas (IBio/UFBA). Mestre em Educação (FACED/UFBA). Professor Substituto no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA).

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

JUNIOR, Clívio Pimentel. O ESTAR-JUNTO NO COTIDIANO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: SOBRE POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AMBIÊNCIA E ACONTECIMENTOS CURRICULARES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 590–610, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p590-610. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4851. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos