ENSAIOS SOBRE A HETERONORMATIVIDADE: MODOS CURRICULARES DE APRENDIZAGEM DAS SEXUALIDADES E DO GÊNERO

Autores

  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande
  • Treyce Ellen Silva Goulart Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marlon Silveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p634-655

Palavras-chave:

heteronormatividade, currículo, escola.

Resumo

Esse ensaio segue o entendimento de que as identidades sexuais são marcadas pela cultura e, ao se apoiar nas perspectivas feministas e decoloniais, focaliza a possibilidade de reinvenção do sujeito. Contudo, reconhece que, independente das nossas trajetórias, intuímos por meio dos instrumentos que nos educaram, uma forma de ser, estar ou transitar nos marcadores político-sexuais “homem” e “mulher”. Assim, buscaremos questionar os currículos com vista a interrogá-los sobre os discursos que produzem modos de subjetivação e que nos ensinaram formas heteronormativas complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande

Líder do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Paralelo ao magistério, atuou em organizações de direitos humanos LGBT coordenando projetos de pesquisas e de formação continuada com docentes, profissionais da saúde, gestores/as públicos/as e ativistas dos movimentos sociais LGBT e Aids. Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. Dentre os temas de interesse e de pesquisa estão: 1. gênero, sexualidade e educação; 2. políticas públicas de promoção à cidadania; 3. desigualdades e marcadores sociais de diferenças 4. teorias feministas e queer; 5. educação e currículo e 6. população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura ABEH- e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Treyce Ellen Silva Goulart, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande sob orientação do Prof. Dr. Marcio Caetano. Estudante do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículo.

Marlon Silveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sob orientação do Prof. Dr. Marcio Caetano. Estudante do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículo.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; GOULART, Treyce Ellen Silva; DA SILVA, Marlon Silveira. ENSAIOS SOBRE A HETERONORMATIVIDADE: MODOS CURRICULARES DE APRENDIZAGEM DAS SEXUALIDADES E DO GÊNERO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 634–655, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p634-655. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4845. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios