A DANÇA ENQUANTO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Bruna Carolini De Bona Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Ana Lúcia Cardoso Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Carlos Augusto Euzébio Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Vidalcir Ortigara Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p572-589

Palavras-chave:

Políticas públicas-Formação de professores, Formação inicial de professores-Educação Física, Ensino da Dança.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as relações entre as políticas públicas para a educação e o ensino de dança na formação inicial de professores de Educação Física. A partir da análise das referências básicas utilizadas em disciplinas que têm a dança como conteúdo, buscamos levantar elementos de convergência e divergência entre tais referências e as orientações dessas políticas públicas educacionais. Das 24 obras analisadas, 15 são convergentes com as políticas, 3 divergentes e 6 sem posicionamento explícito. Isso permitiu uma primeira análise em relação à provável orientação das disciplinas de ensino da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Carolini De Bona, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Licenciada em Educação Física e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) - Bolsista FAPESC/CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e escola - conhecimento e intervenção (GEPEFE/UNESC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC/UFSC).

Ana Lúcia Cardoso, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1990) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é coordenadora de Extensão da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da UNESC e professora do curso de Licenciatura em Educação Física da mesma universidade.

Carlos Augusto Euzébio, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, coordenador do curso de Educação Física (licenciatura/bacharel - UNESC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e escola - conhecimento e intervenção (GEPEFE/UNESC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (GEPOC/UFSC). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Formação de professores.

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1990) e doutorado em Educação pela mesma universidade (UFSC-2002), com bolsa doutorado sanduwich na Università Degli Studi di Urbino-Itália. Atualmente é sócio efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - do qual é o Diretor Financeiro no período 2013-2105. Professor Categoria V da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), atuando nos Cursos de Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do qual é o Coordenador pelo período 2014-2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação, conhecimento e ontologia crítica.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

DE BONA, Bruna Carolini; CARDOSO, Ana Lúcia; EUZÉBIO, Carlos Augusto; ORTIGARA, Vidalcir. A DANÇA ENQUANTO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 572–589, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p572-589. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4831. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos