ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU: UMA VISÃO DOCUMENTAL E DISCENTE.

Autores

  • Paola de Lima FURB
  • Denis Guilherme Guedert FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p271-292

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, anatomia humana, fisioterapia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral verificar por meio de uma pesquisa documental e um questionário proposto aos discentes, se o estudo da anatomia humana e neuroanatomia estão contemplando as necessidades propostas nas ementas das disciplinas específicas do curso de Fisioterapia – FURB (Universidade Regional de Blumenau). Para isso, realizou-se a análise das ementas e conteúdos programáticos dos planos de ensino da anatomia humana, neuroanatomia e das disciplinas específicas. Além disso, utilizou-se um questionário aplicado aos discentes, disponível on line na plataforma de criação e edição de documentos Google Docs. Foram convidados a responder o instrumento de pesquisa os alunos regularmente matriculados na sétima, oitava, nona e décima fase do curso de Fisioterapia no segundo semestre de 2014. Constituíram a pesquisa alunos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, de qualquer etnia e que já concluíram anatomia humana e neuroanatomia e também já cursaram ao menos 70% das disciplinas específicas do curso de Fisioterapia da FURB. Foram excluídos do estudo os acadêmicos que cursaram as disciplinas estudadas em outras instituições de ensino. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Os dados coletados na pesquisa documental e nos questionários foram agrupados sob a forma de unidades de registro e a partir delas agrupamentos foram identificados para a construção das categorias. Conclui-se que os conteúdos referentes à anatomia humana e neuroanatomia presentes nas disciplinas específicas na maior parte das vezes são contemplados na ementa e no conteúdo programático do plano de ensino da anatomia humana e neuroanatomia. Notou-se através dos relatos que houve uma dificuldade no entendimento das disciplinas de anatomia humana e neuroanatomia, isso condiz mediante os apontamentos dos discentes que afirmam que o que aprenderam não foi suficiente para suprir as necessidades das disciplinas específicas. Podemos perceber então um déficit no ensino-aprendizado da anatomia humana e neuroanatomia; porém, no que diz respeito aos conteúdos lecionados os discentes afirmam e que esse está de acordo com o que é exigido nas disciplinas específicas, mas devido a este déficit os alunos possuem dificuldades diante das disciplinas específicas com conteúdos relacionados à anatomia humana e neuroanatomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola de Lima, FURB

Paola de Lima: É graduanda em fisioterapia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, onde exerce o cargo de auxiliar técnico de laboratório de anatomia humana.

Denis Guilherme Guedert, FURB

Denis Guilherme Guedert: É fisioterapeuta graduado pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, onde exerce o cargo de técnico do laboratório de Anatomia Humana e professor substituto da disciplina de anatomia para o curso de Medicina.

 

Possui mestrado em Ciências fisiológicas - UFSC

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

LIMA, Paola de; GUEDERT, Denis Guilherme. ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU: UMA VISÃO DOCUMENTAL E DISCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 271–292, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p271-292. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4818. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos