GÊNERO, SEXUALIDADE E A TEORIA QUEER NA EDUCAÇÃO: COLOCANDO EM QUESTÃO A HETERONORMATIVIDADE

Autores

  • Dilton Ribeiro do Couto Junior Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p250-270

Palavras-chave:

Heteronormatividade, pedagogia queer, teoria queer.

Resumo

O objetivo deste texto é colocar em questão os limites e as contingências da heteronormatividade, buscando inspiração na teoria queer para propor uma pedagogia queer. As reflexões teóricas desenvolvidas neste texto são subsidiadas, principalmente, por estudos que investigam questões de gênero e sexualidade a partir da perspectiva queer. Dessa forma, propondo uma pedagogia queer que caminha numa linha de pensamento que problematiza os efeitos discursos produzidos pela ótica heteronormativa; esta ótica desqualifica os sujeitos que insistem em desafiar e resistir às normas regulatórias de gênero, privilegiando o modelo heterossexual como sendo a única forma possível e legítima de explorar os desejos e os prazeres corporais.

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Biografia do Autor

Dilton Ribeiro do Couto Junior, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Atualmente vem realizando parte de sua pesquisa de Doutorado no Departamento de Literatura Comparada da University of California – Irvine (UCI) com auxílio financeiro concedido pela CAPES.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

DO COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. GÊNERO, SEXUALIDADE E A TEORIA QUEER NA EDUCAÇÃO: COLOCANDO EM QUESTÃO A HETERONORMATIVIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 250–270, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p250-270. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4782. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos