PELOS 100 ANOS DE UM MARCO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA / ESTRANGEIRA

Autores

  • José Marcelo Luna PPGE / Univali

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p779-794

Palavras-chave:

Livro didático, Movimento de reforma do ensino de línguas, Português como língua estrangeira.

Resumo

Inspirado pelo dever de se reconhecer e valorizar os precursores do desenvolvimento científico, este trabalho caracteriza-se como um tributo centenário ao trabalho de Gustav August Büchler, autor do livro Portugiesisches Sprachbuch für Kolonieschulen, publicado em Blumenau, no Brasil, em 1914. O artigo assume como objetivo descrever o elemento biográfico, os aspectos visuais e o conteúdo programático do referido título. A partir dessa análise, são feitas considerações acerca da relação identificada entre os princípios teórico-metodológicos subjacentes ao livro com aqueles do Movimento de Reforma do Ensino de Línguas, cujo berço é a Alemanha do século XIX. Considerações são também feitas a respeito do clima de opinião do período. Ao longo das quatro primeiras décadas do século XX, duas guerras mundiais criaram na população luso-brasileira o medo do “perigo alemão”. Reforçado por lideranças nacionais e estaduais de perfil nativista, esse sentimento assumiu a forma de duas campanhas de nacionalização do ensino, que fecharam escolas, queimaram relatórios e silenciaram fontes. O fato de ter sido escrito e utilizado no sistema escolar teuto-brasileiro, sob um clima de opinião desfavorável à aceitação, distingue Büchler (1914), justificando o tributo em tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelo Luna, PPGE / Univali

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, e professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com publicações nas áreas de Linguística e Educação.  

 

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

LUNA, José Marcelo. PELOS 100 ANOS DE UM MARCO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA / ESTRANGEIRA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 779–794, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p779-794. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4763. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos