ENSINO CRÍTICO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p549-571

Palavras-chave:

Educação contemporânea, ensino crítico de Inglês, formação docente.

Resumo

Este estudo reflete sobre o ensino de Inglês e a formação docente no contexto no Brasil do século XXI. Para tanto, o estudo revisa o conceito de pedagogia crítica discutindo suas implicações para o ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (LE). A fim de subsidiar a reflexão proposta, o artigo analisa qualitativamente crenças de licenciandos em Química que cursam a disciplina de Inglês Instrumental e licenciandos em Letras Inglês sobre o papel do professor e do Inglês em suas formações e na educação contemporânea. Em geral a análise de dados indica que o professor é visto como mero transmissor de conhecimentos e que o Inglês tem um papel secundário na sua formação, e consequentemente, na constituição identitária do futuro professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre e doutora em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela UFSC, professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Linguística (PPGEL) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Gicele Vergine Vieira, Instituto Federal Catarinense

Mestre e Doutora em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela UFSC. Professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau. 

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

FINARDI, Kyria Rebeca; VIEIRA, Gicele Vergine. ENSINO CRÍTICO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 549–571, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p549-571. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4759. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos