A PESQUISA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Vanessa Vian Centro Universitário Univates
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário Univates, RS
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário Univates, RS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n3p831-855

Palavras-chave:

Ensino Médio Politécnico. Pesquisa em sala de aula. Prática docente.

Resumo

Este artigo é oriundo de uma pesquisa que compõe uma dissertação de mestrado, a qual procura perceber as contribuições do Ensino Médio Politécnico no RS para a constituição de um perfil de professor pesquisador na Educação Básica. De cunho qualitativo, esta utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com oito professores atuantes em uma escola pública no Vale do Taquari, RS. Os dados analisados permitem perceber que a pesquisa inserida como prática pedagógica na escola analisada, permitiu que os professores repensassem seu método de trabalho, especialmente ao analisar os avanços percebidos no perfil dos alunos que já vivenciaram a experiência desta prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Vian, Centro Universitário Univates

Mestranda do PPGEnsino, Centro Universitário Univates, RS.

José Claudio Del Pino, Centro Universitário Univates, RS

Doutor em Engenharia: Química da biomassa. Docente do PPG Ensino do Centro Universitário Univates, Lajeado, RS

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário Univates, RS

Doutora em Educação pela PUC/RSDocente do Programas de Pós - Graduação em Ensino de Ciências Exatas e EnsinoCentro Universitário UNIVATES/Lajeado-RS

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

VIAN, Vanessa; DEL PINO, José Claudio; MARTINS, Silvana Neumann. A PESQUISA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 831–855, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n3p831-855. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4746. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos