DAS NARRATIVAS: O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA

Autores

  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p504-529

Palavras-chave:

Formação de professores. Narrativas. PIBID. Sala de aula.

Resumo

O trabalho com leitura e produção de textos em sala de aula é a tônica deste artigo que visa discutir a formação de professores para o ensino e aprendizagem de textos do eixo do narrar dentro das ações delineadas pelo subprojeto de Letras da FURB entre 2011 e 2013. As narrativas são compreendidas pelo viés teórico da psicolinguística com amparo em Stein; Glenn (1979) e Scliar-Cabral e Grimm-Cabral (1984)o que auxilia na formação teórica dos professores, na produção de instrumentos de coleta e análise de dados e materiais didáticos. Para o diagnóstico da escrita dos alunos do ensino fundamental de três escolas, foram aplicados comandos para produção de narrativas que, depois de analisadas, nortearam as ações em sala de aula, as avaliações e novos diagnósticos ao final de cada ano. As narrativas iniciais indicaram que: a introdução da cena e personagens era escrita com expressões lingüísticas convencionais de início; havia uma situação problema e o resultado estava presente, mas não estava explicado como a situação problema foi resolvida. As ações dos professores em formação alteraram esses resultados iniciais, levando-os a compreender que um diagnóstico completo das narrativas permite entender quais são os principais problemas para tentar resolvê-los, o que exige um plano de trabalho em sala de aula durante todo o ano e uma intervenção com cada grupo de alunos para ajudá-los a refletir sobre o modo como organizam suas narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor titular, tempo integral, da Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando no curso de Letras e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras no que concerne aos aspectos educativos, atuando principalmente nos seguintes temas: professores, ensino fundamental, ensino-aprendizagem, leitura e sistema alfabético.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

DE OLIVEIRA MARTINS HEINIG, Otilia Lizete. DAS NARRATIVAS: O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM O TEXTO EM SALA DE AULA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 504–529, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p504-529. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4743. Acesso em: 22 dez. 2024.