O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p530-560Palavras-chave:
PIBID, língua portuguesa, letramentos acadêmicos..Resumo
O objetivo do presente artigo é discutir a inserção de acadêmicas do curso de Letras em práticas sociais de letramento acadêmico, por meio de leituras e produções escritas no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir de sua participação no Subprojeto de Letras-Português da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A concepção teórico-metodológica tem por base os estudos dos letramentos acadêmicos, com ênfase em práticas socioculturais situadas, das quais se analisam relatórios mensais e diários de campo elaborados pelas acadêmicas ao longo de dois anos de inserção no PIBID. Os dados se organizam em torno de quatro dimensões: (i) práticas leitoras de conteúdo científico e pedagógico; (ii) escolhas pedagógicas; (iii) práticas de escrita e oralidade de gêneros discursivos da esfera acadêmica; (iv) interação com outros acadêmicos em eventos científicos. Os resultados da análise da inserção das licenciandas/pibidianas em práticas de letramento acadêmico sinalizam como elas vão constituindo sua nova identidade – a docente, ao lado da identidade de membros efetivos em Discursos acadêmicos. Essas diferentes formas de inserção em práticas sociais de letramento acadêmico marcam fronteiras entre o ser estudante, no ensino superior, e o ser professor na educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.