O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Maristela Pereira Fritzen Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p530-560

Palavras-chave:

PIBID, língua portuguesa, letramentos acadêmicos..

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir a inserção de acadêmicas do curso de Letras em práticas sociais de letramento acadêmico, por meio de leituras e produções escritas no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir de sua participação no Subprojeto de Letras-Português da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A concepção teórico-metodológica tem por base os estudos dos letramentos acadêmicos, com ênfase em práticas socioculturais situadas, das quais se analisam relatórios mensais e diários de campo elaborados pelas acadêmicas ao longo de dois anos de inserção no PIBID. Os dados se organizam em torno de quatro dimensões: (i) práticas leitoras de conteúdo científico e pedagógico; (ii) escolhas pedagógicas; (iii) práticas de escrita e oralidade de gêneros discursivos da esfera acadêmica; (iv) interação com outros acadêmicos em eventos científicos. Os resultados da análise da inserção das licenciandas/pibidianas em práticas de letramento acadêmico sinalizam como elas vão constituindo sua nova identidade – a docente, ao lado da identidade de membros efetivos em Discursos acadêmicos. Essas diferentes formas de inserção em práticas sociais de letramento acadêmico marcam fronteiras entre o ser estudante, no ensino superior, e o ser professor na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em  em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do Subprojeto Letras-Português do PIBID.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Linguística – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, com período sanduíche (2006) na Universidade do Minho, Braga, Portugal (CIEd – Centro de Investigação em Educação). Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

PEREIRA FRITZEN, Maristela; FISCHER, Adriana. O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 530–560, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p530-560. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4719. Acesso em: 22 dez. 2024.