MAS, AFINAL: O QUE É INICIAÇÃO À DOCÊNCIA?

Autores

  • Helder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p354-368

Palavras-chave:

iniciação à docência, Pibid, formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a iniciação à docência induzida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Educação/Brasil. Considerada como uma oportunidade para que aspirantes à profissão de professores se insiram na cultura da escola, a iniciação à docência pode representar um importante movimento de instituições formadoras na busca da superação de algumas concepções de formadores de professores que consideram que a atividade formativa para a docência é um ato trivial e simplista.

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Biografia do Autor

Helder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação, Licenciado e Bacharel em Química, Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente está no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes que abriga programa como o Pibid, o Observatório da Educação, o Prodocência, o Programa Novos Talentos, a Cooperação Internacional para professores da Educação Básica, Olimpíadas e Mostras Científicas entre outros.

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

SILVEIRA, Helder Eterno da. MAS, AFINAL: O QUE É INICIAÇÃO À DOCÊNCIA?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 354–368, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p354-368. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4704. Acesso em: 22 dez. 2024.