AVANÇOS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROMOVIDOS PELO PIBID

Autores

  • Rita Buzzi Rausch FURB
  • Matheus Jürgen Frantz FURB - Licenciando em Música.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p411-435

Palavras-chave:

, PIBID. Docência. Formação de professores. Educação Básica.

Resumo

Considerando a abrangência que o PIBID vem adquirindo no Brasil, buscamos nesta pesquisa analisar os avanços nos processos de ensinar e aprender promovidos pelo programa na Educação Básica, sob os dizeres dos professores supervisores bolsistas do PIBID-FURB. Realizamos entrevista semiestruturada com sete supervisores. Os supervisores evidenciaram como avanços a qualificação das formações inicial e continuada principalmente pelo estabelecimento de redes de conhecimento e trocas de experiências entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento na Educação Básica e Universidade. Por meio do PIBID, universidade e Educação Básica vêm avançando na formação de cidadãos autônomos e críticos, participantes ativos da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente e pesquisadora do programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Matheus Jürgen Frantz, FURB - Licenciando em Música.

Licenciando em Música pela Universidade Regional de Blumenau. Professor de Música da Rede Pública de Blumenau.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

RAUSCH, Rita Buzzi; FRANTZ, Matheus Jürgen. AVANÇOS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROMOVIDOS PELO PIBID. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 411–435, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p411-435. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4700. Acesso em: 22 nov. 2024.