Dialogando com Ana Mae Barbosa sobre Arte

Autores

  • Taíze dos Santos Batistti FURB
  • Elisiane Saiber Lopes FURB
  • Marcia Regina Selpa FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p343-349

Resumo

A entrevista foi realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis durante o evento 9º Ciclo de Investigação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais que contou com a presença da professora. O objetivo foi dialogar acerca da arte/educação, da estética e sobre a Abordagem Triangular, teoria esta sistematizada no Brasil na década de 80 pela pesquisadora. A Abordagem Triangular é uma teoria sistematizada em ações “a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade” (BARBOSA, 2012), ou seja, as ações de ler, contextualizar e fazer Arte, por meio da inserção de obras de arte nos processos de ensinar e aprender. Conversamos também sobre a arte/educação na atualidade e sobre como o ensino acontece nas escolas, de que maneira os professores estão “fazendo Arte”, após 20 anos da sistematização da Abordagem Triangular. Essa entrevista aborda também aspectos que envolvem a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíze dos Santos Batistti, FURB

Professora de artes, pós graduada em práticas pedagógicas interdisciplinares. Atua com o ensino fundamental lecionando a 

disciplina de Artes. 

Elisiane Saiber Lopes, FURB

Mestranda em Educação pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (2014), Especialização em Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI (2011), Especialização em O Ensino da Arte: Fundamentos Estético e Metodológicos pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (2007),Graduação em Pedagogia pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (2000) e Graduação em Educação Artística pela FURB- Universidade Regional de Blumenau (1997)

Marcia Regina Selpa, FURB

Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988); - Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); - Mestrado em Educação- FURB (2002). - Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). - Atividades atuais: Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação no qual integra a Linha de Pesquisa: Processos de ensinar e aprender e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Professora Colaboradora do Mestrado em Saúde Coletiva. Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior; Currículo; Avaliação; Metodologias; Profissionalização docente; Educação em Saúde.

Rita Buzzi Rausch, FURB

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Cursei especialização em Alfabetização na UNIVALI, mestrado em Educação na FURB e doutorado em Educação na UNICAMP na área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Atuei como professora alfabetizadora e supervisora escolar na Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Blumenau. Atualmente sou docente e pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação no qual integro a Linha de Pesquisa: Processos de ensinar e aprender e lidero o Grupo de Pesquisa Formação e atuação docente. Assumi a Direção do CCEAL para o período de 2014-2018. Coordeno também o Programa (PIBID/CAPES) na subárea Pedagogia: Alfabetização e Letramento.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

BATISTTI, Taíze dos Santos; LOPES, Elisiane Saiber; SELPA, Marcia Regina; RAUSCH, Rita Buzzi. Dialogando com Ana Mae Barbosa sobre Arte. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 343–349, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p343-349. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4680. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas