ENSAIO COM BASE EM ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE OS SABERES CONSTITUIENTES DA PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR DE BEBÊS

Autores

  • José Ricardo Silva Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, campus de Presidente Prudente
  • Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo Faculdade de Ciências e Tecnologias Unesp, campus de Presidente Prudente
  • Célia Maria Guimarães Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp, câmpus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p225-249

Palavras-chave:

Profissionalidade, Professor de Bebês, Saberes, Educação Infantil.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar, por meio do mapeamento bibliográfico de pesquisas nacionais, quais os saberes apontados como constituintes da profissionalidade de professores que atuam com bebês na creche. Como base de dados para esta investigação, optou-se pelos trabalhos publicados no banco de teses e dissertações das Universidades públicas do estado de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) e nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), mais especificamente no Grupo de Trabalho 7 – Educação de crianças de 0 a 6 anos e no Grupo de Trabalho 8 – Formação de Professores. O espaço-tempo determinado para esta investigação compreende o período entre 2000 e 2013. Dos estudos localizados e selecionados foram criadas categorias de análises de acordo com a temática abordada. Os dados encontrados foram analisados com base em teóricos que discutem profissionalidade (SACRISTÁN, 1991; GATTI 1997, 2010; MACHADO, 2000; CAMPOS, 2009; ROLDÃO 1998, 2000, 2004, 2005, 2009, 2010; BARBOSA, 2009). A análise permitiu constatar que os saberes constituintes da profissionalidade dos professores de bebês abarcam a compreensão do bebê como centro do planejamento das ações e práticas educativas; a relação professor-bebê e interações afetivas e lúdicas; a organização e implementação de processos de formação continuada e/ou em serviço; a garantia da função da educação infantil – cuidar e educar e a organização do espaço-tempo. Demonstram, ainda, que o fazer docente envolve conhecimentos científicos, filosóficos, sociológicos que precisam ser lançados de forma a orientar as relações entre professor-bebê nos momentos de alimentação, banho, sono, músicas, brincadeiras, leituras, exploração e organização do ambiente, nos toques, no conhecimento corporal e até mesmo no olhar entre o bebê e o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Unesp, campus de Presidente Prudente

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e, atualmente é aluno regularmente matriculado no Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Presidente Prudente - SP. Autor do artigo: A brincadeira na Educação Infantil: implicações teóricas e práticas para a intervenção docente.

Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo, Faculdade de Ciências e Tecnologias Unesp, campus de Presidente Prudente

Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo, professora Mestre em Educação (2012) pela FCT/Unesp, doutoranda em Educação pela mesma instituição; bolsista Capes; integrante do grupo de pesquisa FOPREI – Formação de professores e Educação Infantil. Autora de capítulos dos livros: “Educação básica, formação de professores e inclusão: práticas e processos educacionais em diferentes cenários”; “Pesquisa em educação: abordagens teórico-metodológicas e temáticas”.

Célia Maria Guimarães, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp, câmpus de Presidente Prudente

Possui Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa-Portugal (2010-11/12) e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém-PT (2013). Autora dos artigos: Currículo para a educação e o cuidado da criança de 0 a 5 anos?; A dimensão lúdica desafia a prática docente no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos; Limites e possibilidades das ações de formação continuada para o ensino fundamental de nove anos. 

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

SILVA, José Ricardo; FAVARETO CACHEFFO, Viviane Aparecida Ferreira; GUIMARÃES, Célia Maria. ENSAIO COM BASE EM ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE OS SABERES CONSTITUIENTES DA PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR DE BEBÊS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 225–249, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p225-249. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4679. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos