Autoria docente em sala de aula: uma análise de situações de trabalho a partir de relatos de prática

Autores

  • Tatiana Luna UFRPE/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p201-224

Palavras-chave:

situação de trabalho, letramento, relato de experiência docente

Resumo

O trabalho docente raramente é concebido como uma atividade profissional (FAITA, 2005), seja pelas pesquisas acadêmicas que o associam apenas à esfera educacional, seja pelo senso comum que o identifica como um tipo de “sacerdócio”. Contrapondo-se a esses discursos, este estudo considera a atividade do professor enquanto tal e se ocupa especificamente da prática de ensino-aprendizagem de língua materna, observando-a como uma das ramificações do campo de trabalho pedagógico. Apoiando-nos nos estudos acerca da análise da linguagem em situações de trabalho (TELLES, ALVAREZ, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004; FAITA, 2005), bem como em estudos acerca do letramento  em ambientes escolares (KLEIMAN, 2007; SIGNORINI, 2007), nosso objetivo é observar como, no âmbito da sala de aula, se estabelecem as inter-relações entre as normas antecedentes e as renormalizações. Em outras palavras, como os professores reconstroem as normas prescritas pelas instituições (por exemplo, o projeto político-pedagógico da escola, as orientações curriculares formulados pelo Ministério da Educação e por secretariais estaduais e municipais e o próprio livro didático) ao organizarem suas sequências didáticas. Para tal, analisamos sete relatos de experiência de professores vencedores do “Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro” em 2012 na categoria crônica. Nesse contexto, entendemos que as prescrições correspondem ao regulamento da Olimpíada, ao material didático dedicado ao gênero crônica - caderno “A ocasião faz o escritor”, CD-ROOM e coletânea de textos - e às orientações para a escrita dos relatos. Os resultados indicam que os docentes ressignificam o ensino de gêneros e modificam a organização em  sequências didáticas prevista pelo material da Olimpíada. As atividades relatadas favorecem mais a inserção dos alunos nas práticas de letramento do que a apropriação do modelo didático da crônica. Também constatamos que alguns textos subvertem as coerções próprias do gênero relato de experiência e as normas postuladas pelo programa para a escrita desse relato. 

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Biografia do Autor

Tatiana Luna, UFRPE/UFPE

Professora assistente do Departamento de Educação da UFRPE e doutoranda em Linguística (Programa de Pós-graduação em Letras da UFPE)

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

LUNA, Tatiana. Autoria docente em sala de aula: uma análise de situações de trabalho a partir de relatos de prática. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 201–224, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p201-224. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4676. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos