ESPAÇOS PARA O FAZER-SE PROFESSOR (A): A EXPERIÊNCIA DO PIBID-DIVERSIDADE EM ESCOLAS INDÍGENAS DE SANTA CATARINA E DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p436-461Palavras-chave:
Licenciatura Intercultural Indígena, Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Fazer-se professor.Resumo
Em virtude das necessidades das últimas décadas no que se refere à educação escolar indígena, assim como da formação de professores, intensificou-se a política de respeito às diversidades culturais, dando origem a propostas de formação de professores indígenas em nível superior. Na Universidade Federal – UFSC, o curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica propõe-se à formação de professores indígenas para atuarem em aldeias Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklãnõ. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos com os alunos desse curso destaca-se o PIBID Diversidade projeto de Extensão Universitária, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. As ações do projeto visam qualificar os acadêmicos para o exercício da docência e da pesquisa. Neste artigo narramos a experiência de pesquisa e produção de materiais didáticos desenvolvida em escolas indígenas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Destaca-se o diálogo entre saberes tradicionais e saberes científicos na produção dos materiais. Os acadêmicos trabalharam no registro de histórias e memórias de suas etnias, considerando que as sociedades indígenas, de modo geral, vivenciam sistema singular de educação. As atividades desenvolvidas contribuíram para o empoderamento de todos os atores envolvidos, mas particularmente das comunidades indígenas, representadas pelos anciãos, que socializaram os conhecimentos tradicionais; pelos acadêmicos bolsistas e professores das escolas nas quais se desenvolveu o projeto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.