ESPAÇOS PARA O FAZER-SE PROFESSOR (A): A EXPERIÊNCIA DO PIBID-DIVERSIDADE EM ESCOLAS INDÍGENAS DE SANTA CATARINA E DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Liane Maria Nagle UFSC
  • Maria Izabel de Bortolli Hentz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p436-461

Palavras-chave:

Licenciatura Intercultural Indígena, Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Fazer-se professor.

Resumo

Em virtude das necessidades das últimas décadas no que se refere à educação escolar indígena, assim como da formação de professores, intensificou-se a política de respeito às diversidades culturais, dando origem a propostas de formação de professores indígenas em nível superior. Na Universidade Federal – UFSC, o curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica propõe-se à formação de professores indígenas para atuarem em aldeias Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklãnõ. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos com os alunos desse curso destaca-se o PIBID Diversidade projeto de Extensão Universitária, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. As ações do projeto visam qualificar os acadêmicos para o exercício da docência e da pesquisa. Neste artigo narramos a experiência de pesquisa e produção de materiais didáticos desenvolvida em escolas indígenas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Destaca-se o diálogo entre saberes tradicionais e saberes científicos na produção dos materiais. Os acadêmicos trabalharam no registro de histórias e memórias de suas etnias, considerando que as sociedades indígenas, de modo geral, vivenciam sistema singular de educação. As atividades desenvolvidas contribuíram para o empoderamento de todos os atores envolvidos, mas particularmente das comunidades indígenas, representadas pelos anciãos, que socializaram os conhecimentos tradicionais; pelos acadêmicos bolsistas e professores das escolas nas quais se desenvolveu o projeto.

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Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Editor da revista Perspectivas. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia;  ensino de historia, memória e patrimônio cultural.

Liane Maria Nagle, UFSC

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul _ UFRGS (Porto Alegre, RS). Professora do Departamento de História - Coordenadora do Laboratório de História Oral, Centro de Filosofia e Ciências Humanas-CFH. Professora do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória/UFSC). Subcoordenadora do PIBID Diversidade - povo Guarani

Maria Izabel de Bortolli Hentz, UFSC

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2005). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e ensino de Língua Portuguesa (NEPALP). Subcoordenadora do PIBID Diversidade – Povo Xokleng.

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

PAIM, Elison Antonio; NAGLE, Liane Maria; HENTZ, Maria Izabel de Bortolli. ESPAÇOS PARA O FAZER-SE PROFESSOR (A): A EXPERIÊNCIA DO PIBID-DIVERSIDADE EM ESCOLAS INDÍGENAS DE SANTA CATARINA E DO RIO GRANDE DO SUL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 436–461, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p436-461. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4670. Acesso em: 22 dez. 2024.