ALFABETIZAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE SÍLABAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p319-342Palavras-chave:
Alfabetização, Significação, Aprendizado, Mediação.Resumo
A presente pesquisa analisou o processo interativo no aprendizado da leitura e da escrita em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Londrina/PR. Para tanto, focalizou a mediação pedagógica e as significações de um grupo de alunos produzidas nesse processo. O estudo ancorou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski e Luria e nas concepções de linguagem de Bakhtin e Volochínov. Norteou-se pelos parâmetros da pesquisa qualitativa interpretativa, na modalidade de estudo de caso. Para tanto, fez-se uso de observação direta em sala de aula e de entrevistas ao final da coleta de dados, durante o segundo semestre de 2013. Os sujeitos participantes foram nove crianças entre oito e 12 anos de idade e sua professora. Dentre os resultados, destacam-se: o redimensionamento da mediação pedagógica voltada para o processo de alfabetização, a melhora das condições de trabalho que produziu maior mobilização dos alunos e uma outra significação acerca da leitura e da escrita. Depreende-se deste estudo que uma vez mudadas as condições de produção do processo de escolarização se alteram também os meios e os modos pelos quais os alunos se põem em atividade e, deste processo, resulta que estes sujeitos já não são mais os mesmos.
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