EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: COM A PALAVRA, O PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p778-797Palavras-chave:
Educação a Distância. Interação. Professor.Resumo
Este texto discute a Educação a Distância (EAD), a formação docente e a forma como a EAD atinge a formação dos professores, com destaque aos inseridos na rede pública de ensino. O presente texto tem ainda por objetivo compreender o sentido de educação a distância na voz do professor de escola pública. Optou-se pela escolha deste sujeito, o professor, pois este é um ser social e historicamente situado. Em virtude da complexidade da temática e dos limites da sua compreensão, essa reflexão, a partir da voz do professor de escola pública, representa apenas um esforço inicial de problematizar a temática e de buscar alternativas possíveis para aprofundamento do debate em curso. Buscam-se, assim, elementos que caracterizam as marcas ideológicas, o lugar de onde esses sujeitos falam e de como essas marcas contribuem para identificar as condições de produção que podem interferir significativamente no enunciado do sujeito. A geração de dados está baseada em entrevista aberta com docentes, egressos da EAD, que ministram aulas de língua portuguesa, geografia, ciências/biologia nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no Vale do Itajaí (SC). Os resultados sinalizam para a educação a distância como a possibilidade/oportunidade de formação do docente. O que se diferencia, entretanto, são as capacidades de cada docente da EAD, esses que se incluem num espaço social e cultural por meio da interação com o outro (professor/tutor/aluno). A educação a distância, possibilita que o docente em formação tenha autonomia para estudar a partir de sua organização e disciplinamento; em outras palavras, é uma modalidade de ensino que permite a emergência de novos projetos, com possibilidades outras de ações a serem executadas no campo da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.