EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: COM A PALAVRA, O PROFESSOR

Autores

  • Sandra Pottmeier UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Melissa Probst UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p778-797

Palavras-chave:

Educação a Distância. Interação. Professor.

Resumo

Este texto discute a Educação a Distância (EAD), a formação docente e a forma como a EAD atinge a formação dos professores, com destaque aos inseridos na rede pública de ensino. O presente texto tem ainda por objetivo compreender o sentido de educação a distância na voz do professor de escola pública. Optou-se pela escolha deste sujeito, o professor, pois este é um ser social e historicamente situado. Em virtude da complexidade da temática e dos limites da sua compreensão, essa reflexão, a partir da voz do professor de escola pública, representa apenas um esforço inicial de problematizar a temática e de buscar alternativas possíveis para aprofundamento do debate em curso. Buscam-se, assim, elementos que caracterizam as marcas ideológicas, o lugar de onde esses sujeitos falam e de como essas marcas contribuem para identificar as condições de produção que podem interferir significativamente no enunciado do sujeito. A geração de dados está baseada em entrevista aberta com docentes, egressos da EAD, que ministram aulas de língua portuguesa, geografia, ciências/biologia nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no Vale do Itajaí (SC). Os resultados sinalizam para a educação a distância como a possibilidade/oportunidade de formação do docente. O que se diferencia, entretanto, são as capacidades de cada docente da EAD, esses que se incluem num espaço social e cultural por meio da interação com o outro (professor/tutor/aluno). A educação a distância, possibilita que o docente em formação tenha autonomia para estudar a partir de sua organização e disciplinamento; em outras palavras, é uma modalidade de ensino que permite a emergência de novos projetos, com possibilidades outras de ações a serem executadas no campo da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

POTTMEIER, Sandra; PROBST, Melissa. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: COM A PALAVRA, O PROFESSOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 778–797, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p778-797. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4635. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos