O PIBID E A APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

Autores

  • Neusa Banhara Ambrosetti (UNITAU)
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil UNITAU
  • Marli Eliza D. Afonso André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Patrícia C. Albieri Almeida Fundação Carlos Chagas Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p369-392

Palavras-chave:

Palavras chave, formação inicial, PIBID, desenvolvimento profissional

Resumo

Resumo

O trabalho é um relato de pesquisa que toma como foco o PIBID − Programa de Bolsa de Iniciação à Docência proposto pela CAPES −, com o objetivo de verificar em que medida essa experiência vem contribuindo para superar o distanciamento entre os espaços da formação e do exercício profissional. Alem disso, pretendeu-se averiguar as implicações desse Programa para a universidade e para as escolas, bem como para a formação dos profissionais envolvidos. Com o propósito de conhecer o ponto de vista dos participantes foram realizados seis grupos de discussão, dos quais quatro com alunos bolsistas de diferentes licenciaturas, um grupo com professores supervisores que acompanham os bolsistas nas escolas parceiras, e um grupo com professores que atuam como coordenadores do PIBID. Todos os participantes estão vinculados ao Programa em uma universidade localizada no interior do estado de São Paulo. Ainda que não se possa falar em um novo modelo formativo, os dados sugerem que, ao promover a aproximação entre universidade e escola e criar condições favoráveis à inserção dos professores em formação no ambiente escolar, o Programa PIBID tem um potencial transformador que pode beneficiar sujeitos e instituições, favorecendo a formação profissional dos licenciandos e criando possibilidades para a constituição de um espaço privilegiado de trabalho e formação.

Abstract

This paper presents research data whose focus is the PIBID – Teaching Initiation  Scholarship Program proposed by CAPES - to ascertain to in what extent this experience has contributed to overcome the gap between the spaces of teacher training and  professional work. In addition, we sought to determine effects  of this program for university and schools, as well as for the training of the professionals involved. In order to know the views of the participants six focus groups were conducted, four of which with scholarship students of different areas, a group with supervising teachers from partner schools, and a group of teachers educators who are coordinators in the PIBID. All participants are tied to a university program in the state of São Paulo. Even though we can not speak of a new teacher training model, the data suggest that, as it  promotes closer links between university and school and creates favorable conditions for the insertion of prospective teachers in the school environment, the PIBID Program has a transformative potential that can benefit subjects and institutions, collaborating with the professional training of undergraduates and creating possibilities for setting up a special space of work and training.

Key words: initial teacher training; PIBID; professional development

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Banhara Ambrosetti, (UNITAU)

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Pedagogia e do  Mestrado Profissional em Educação na Universidade de Taubaté (NITAU). Responsável pela Coordenadoria de Formação de Professores da UNITAU e Coordenadora institucional do PIBID.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, UNITAU

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil (UNITAU)

Graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté, cursou mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atua como Professora Assistente II, lotada no Depto de Pedagogia, na disciplina Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Universidade de Taubaté e integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação na Universidade de Taubaté. Tem atuado na formação de professores em redes púbicas e realiza pesquisas no âmbito da formação de professores, com ênfase nos processos de inserção à docência. Participa do PIBID como professora coordenadora.

Marli Eliza D. Afonso André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (1966) e em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1973). Concluiu o mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e o doutorado em Psicologia da Educação - na University of Illinois em Urbana-Champaign (USA) em 1978. Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da USP e desde 2000 faz parte do programa de estudos pós-graduados em educação: psicologia da educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve estudos nas áreas de formação de professores e de metodologia da pesquisa em educação.

Patrícia C. Albieri Almeida, Fundação Carlos Chagas Universidade Católica de Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática (desenvolvimento profissional, trabalho docente e profissionalidade).

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

AMBROSETTI, Neusa Banhara; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; ANDRÉ, Marli Eliza D. Afonso; ALMEIDA, Patrícia C. Albieri. O PIBID E A APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 369–392, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p369-392. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4629. Acesso em: 22 dez. 2024.