A ESCOLA PÚBLICA E SEU ENTORNO SOCIAL – uma questão em aberto
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p7-30Palavras-chave:
Escola Pública. Relação escola-família. Prova Brasil 2011. Maciço de Baturité.Resumo
Este artigo procura aproximar-se do tema escola, família e comunidade do seu entorno, buscando por meio de uma incursão na literatura, estudos e relatos refletir sobre essa complexa relação. Procura também identificar possíveis matrizes geradoras que a orientam no cenário da política educacional brasileira. A presença de iniciativas que envolvem a relação entre a escola e seu entorno no país nem sempre foi foco de ação deliberada por parte do Poder Público Foi apenas a partir de meados dos anos noventa que o Poder Público passou a ter foco deliberado sobre iniciativas que direta ou indiretamente envolvem esta relação: o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e o Programa Escola Aberta. O trabalho analisa ainda dados de pesquisas sobre a visão de diretore(a)s e professore(a)s sobre a matéria, partindo de duas diferentes fontes de informação: dados dos questionários do Diretor e Professor da Prova Brasil 2011 e projeto de investigação sobre 15 municípios na região do Maciço de Baturité – Ceará, desenvolvido com financiamento do CNPq. Os dados obtidos confirmam o caráter positivo dessa relação, mostrando, entretanto, que a relação entre a escola e a família aparece como uma questão em aberto. Em outros termos, um nó ainda não suficientemente dissolvido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.