A ESCOLA PÚBLICA E SEU ENTORNO SOCIAL – uma questão em aberto

Autores

  • Sofia Lerche Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p7-30

Palavras-chave:

Escola Pública. Relação escola-família. Prova Brasil 2011. Maciço de Baturité.

Resumo

Este artigo procura aproximar-se do tema escola, família e comunidade do seu entorno, buscando por meio de uma incursão na literatura, estudos e relatos refletir sobre essa complexa relação. Procura também identificar possíveis matrizes geradoras que a orientam no cenário da política educacional brasileira. A presença de iniciativas que envolvem a relação entre a escola e seu entorno no país nem sempre foi foco de ação deliberada por parte do Poder Público Foi apenas a partir de meados dos anos noventa que o Poder Público passou a ter foco deliberado sobre iniciativas que direta ou indiretamente envolvem esta relação: o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e o Programa Escola Aberta. O trabalho analisa ainda dados de pesquisas sobre a visão de diretore(a)s e professore(a)s sobre a matéria, partindo de duas diferentes fontes de informação: dados dos questionários do Diretor e Professor da Prova Brasil 2011 e projeto de investigação sobre 15 municípios na região do Maciço de Baturité – Ceará, desenvolvido com financiamento do CNPq. Os dados obtidos confirmam o caráter positivo dessa relação, mostrando, entretanto, que a relação entre a escola e a família aparece como uma questão em aberto. Em outros termos, um nó ainda não suficientemente dissolvido. 

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Biografia do Autor

Sofia Lerche Vieira, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Bolsista de produtividade do CNPq. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), do Comitê Editorial da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Editora Liber Livro. Outras atividades exercidas: Secretária de Estado do Ceará (2003-2005). Bolsista CAPES do Programa Professor Visitante Nacional Senior (2012-2014) junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014). Escreve sobre política, história e gestão da educação

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1980), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1989), mestrado (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000). É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de ensino de Ciências com ênfase em Educação Científica e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, aquisição de conceitos científicos e produção de recursos didáticos. Trabalha como pesquisadora na área de educação com temas como indicadores educacionais, gestão educacional e escolar, formaçao docente e recursos didáticos. Atua em gestão e produção de recursos pedagógicos para educação a distância e desde 2011 é coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

LERCHE VIEIRA, Sofia; MAIA VIDAL, Eloisa. A ESCOLA PÚBLICA E SEU ENTORNO SOCIAL – uma questão em aberto. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 7–30, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p7-30. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4578. Acesso em: 22 dez. 2024.