POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO SUPERIOR E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: opções morais e éticas de surdos

Autores

  • Alline Nunes Andrade INEP
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p53-79

Palavras-chave:

surdos, formação universitária, escolha profissional, políticas públicas, perspectiva ética

Resumo

Investigamos as opções morais e éticas de pessoas surdas quanto aos cursos de graduação no presente e à atividade profissional, mediante entrevistas baseadas no método clínico piagetiano em língua de sinais. Dos 16 entrevistados, 13 atuavam, principalmente, como ‘instrutor(a) de Libras’ e ‘professor de Libras’. Houve matrícula em mais de um curso, prevalecendo as áreas de ‘linguística e letras’ e ‘ciências humanas’, baseados principalmente na conexão com a comunidade surda e a si próprios. Verificou-se que a formação acadêmica e a atuação profissional dos participantes está vinculada à constituição de políticas públicas inclusivas no âmbito educacional e social a pessoas surdas, sendo que o reconhecimento legal da Libras como língua oficial da comunidade surda representa uma das principais conquistas dessa parcela da população, a qual foi fortalecida com a implantação de cursos de graduação na perspectiva bilíngue, por meio do “Programa Viver sem Limite”. Sugere-se a realização de novas pesquisas, com enfoque nos projetos de vida de pessoas surdas em uma perspectiva ética, nas condições de acesso de surdos à educação superior e na sua atuação efetiva no mercado de trabalho em outras esferas profissionais. O presente estudo pode, ainda, contribuir com a avaliação do impacto das políticas públicas na perspectiva de seus beneficiários, contribuindo para consolidar as que forem favoráveis ao propósito da inclusão.

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Biografia do Autor

Alline Nunes Andrade, INEP

Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia. Possui experiência de pesquisa com ênfase em Desenvolvimento da Moralidade, Formação de Personalidades Éticas e uso do método clínico piagetiano em Língua de Sinais Brasileira com a participação de pessoas surdas. Integra o Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM/UFES), sob a coordenação da Profª Drª Heloisa Moulin de Alencar, contribuindo com o grupo de pesquisa "Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais". É Pesquisadora Tecnologista em Avaliações e Informações Educacionais (INEP/MEC).

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo

Concluiu Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 1993 é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD). Em 2004 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Como pesquisadora e orientadora de Pós-Graduação possui interesse, na área da Psicologia da Moralidade, nas seguintes linhas de pesquisa: Contextos socioculturais de desenvolvimento humano; Processos afetivos e cognitivos do desenvolvimento humano; Valores morais e perspectiva ética. Atualmente é Professora Associada III da Ufes e Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM).

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

ANDRADE, Alline Nunes; MOULIN DE ALENCAR, Heloisa. POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO SUPERIOR E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: opções morais e éticas de surdos. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 53–79, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p53-79. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4577. Acesso em: 6 out. 2024.