POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Joyce Wassen Universidade Estadual de Campinas
  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas
  • Newton Cesar Balzan Universidade Estadual de Campinas/ Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p215-243

Palavras-chave:

CAPES. Política de Avaliação. Programas de Pós-Graduação em Educação. Excelência em PPGE

Resumo

O artigo apresenta o resultado da pesquisa com 8 Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) classificados, no triênio 2007-2009, como de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Analisa, do ponto de vista de seus coordenadores, as políticas que determinam a construção dessa excelência, a qual se expressa pelos conceitos 6 e 7 e os elementos que contribuíram para a construção da excelência de seus PPGE. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista. A criação de Programas de Pós-Graduação (PPG) no Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa e qualificação de mestres e doutores no país. A qualidade desses programas é a finalidade da avaliação empreendida pela CAPES. Os resultados da pesquisa demonstram que cada PPGE possui características e condições de produção distintas, mesmo sendo classificados com conceitos semelhantes e que nem todos os coordenadores demonstram ter em seus PPGE condições adequadas para a realização de atividades acadêmicas - recursos acadêmicos, estruturais e financeiros. A respeito dos elementos que contribuem para a construção da excelência de seus PPGE, destacam aspectos como: padrões de qualidade da própria Instituição de Ensino Superior; grupos de pesquisa; linhas de pesquisa bem definidas; liderança acadêmica nas áreas de especialidades; entre outros. Quanto ao processo da CAPES, analisam importante que se avalie a qualidade dos PPGE, porém, apontam sugestões e contribuições para o aperfeiçoamento do modelo avaliativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Wassen, Universidade Estadual de Campinas

Professora substituta da Faculdade de Educação da Unicamp – FE/Unicamp. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB e Doutora em Educação pela Unicamp. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES da FE/Unicamp e da FURB. Integra o Grupo de Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior – ProFIS, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP, da Unicamp. Tem se dedicado aos estudos nos seguintes temas: formação de professores; educação superior; currículo e avaliação

Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Mestrado na Universidade de Sheffield – Inglaterra e Doutorado na FE/Unicamp. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES da FE/Unicamp. Foi Coordenadora Associada do Programa de Pós-Graduação da FE e Coordenadora da Secretaria de Pesquisa FE de 2010-2012. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, no período de 1998- 2002. Tem trabalhos publicados nacional e internacionalmente. Últimas Obras: Reforma Universitária Europeia e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior: 10 anos do Processo de Bolonha. (org.) Mercado de Letras, 2011; Universidade e Currículo: perspectivas da Educação Geral. (org.) Mercado de Letras, 2010; Universidade Contemporânea: Políticas do Processo de Bolonha, (org.) Mercado de Letras, 2009; Universidade e Educação Geral: para além da especialização (org.) Alínea, 2008.

Newton Cesar Balzan, Universidade Estadual de Campinas/ Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Geografia e História pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado Boston University, MA, USA. Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – FE/Unicamp. Bolsista Pesquisador Sênior – CNPq. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Superior, focalizando: Formação de Professores, Avaliação do Ensino e Aprendizagem e Avaliação Institucional.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

WASSEN, Joyce; MONTEIRO DE AGUIAR PEREIRA, Elisabete; BALZAN, Newton Cesar. POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 215–243, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p215-243. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4576. Acesso em: 22 dez. 2024.