POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p215-243Palavras-chave:
CAPES. Política de Avaliação. Programas de Pós-Graduação em Educação. Excelência em PPGEResumo
O artigo apresenta o resultado da pesquisa com 8 Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) classificados, no triênio 2007-2009, como de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Analisa, do ponto de vista de seus coordenadores, as políticas que determinam a construção dessa excelência, a qual se expressa pelos conceitos 6 e 7 e os elementos que contribuíram para a construção da excelência de seus PPGE. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista. A criação de Programas de Pós-Graduação (PPG) no Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa e qualificação de mestres e doutores no país. A qualidade desses programas é a finalidade da avaliação empreendida pela CAPES. Os resultados da pesquisa demonstram que cada PPGE possui características e condições de produção distintas, mesmo sendo classificados com conceitos semelhantes e que nem todos os coordenadores demonstram ter em seus PPGE condições adequadas para a realização de atividades acadêmicas - recursos acadêmicos, estruturais e financeiros. A respeito dos elementos que contribuem para a construção da excelência de seus PPGE, destacam aspectos como: padrões de qualidade da própria Instituição de Ensino Superior; grupos de pesquisa; linhas de pesquisa bem definidas; liderança acadêmica nas áreas de especialidades; entre outros. Quanto ao processo da CAPES, analisam importante que se avalie a qualidade dos PPGE, porém, apontam sugestões e contribuições para o aperfeiçoamento do modelo avaliativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.