VALORIZAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS COMO CONTEÚDO CURRICULAR NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Autores

  • Luciano Magela Roza Universidade Federal dos Vales do Jetiquinhonha

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p123-149

Palavras-chave:

Lei 10.639/03 – Livros didáticos - Ensino de História - História afro-brasileira

Resumo

O artigo busca discutir alguns aspectos da incorporação e da apropriação da valorização de personagens negros como conteúdo curricular presente em livros didáticos de história editados no contexto pós-lei 10.639/03. Algumas das coleções didáticas, aprovadas e reeditadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2008 e 2011, são privilegiadas como material empírico, em especial, os conteúdos explícitos e as atividades sugeridas para o ensino-aprendizagem da história afro-brasileira no pós-abolição presentes livro do aluno. 

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Biografia do Autor

Luciano Magela Roza, Universidade Federal dos Vales do Jetiquinhonha

Licenciado em História pela UFMG e Doutor em Educação pela mesma universidade. É professor adjunto na UFVJM. Atua nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e de Licenciatura em História nas disciplinas História da África e Ensino de História. Possui pesquisas em áreas/temas como Ensino de História, Livro Didático e História e Cultura africana e afro-brasileira

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

ROZA, Luciano Magela. VALORIZAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS COMO CONTEÚDO CURRICULAR NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 123–149, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p123-149. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4575. Acesso em: 6 out. 2024.