JUNTAR SABER COM SABER: reflexões sobre o programa Residência Docente

Autores

  • Cláudia Sapag Ricci Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p31-52

Palavras-chave:

formação docente, desenvolvimento profissional, Educação Básica

Resumo

Há quase dez anos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem, entre as suas atribuições, o fomento à formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Vários são os programas organizados conforme os distintos momentos de formação docente: inicial, continuada e extensão, comprometida com a pesquisa e a divulgação científica. O objetivo desse texto é apresentar reflexões sobre um desses programas: o Programa Residência Docente. Trata-se de um projeto que alia as reflexões acadêmicas e os desafios do cotidiano escolar, propiciando o desenvolvimento profissional num diálogo entre os saberes-fazeres da escola onde atua o residente e de outro contexto escolar: o Centro Pedagógico da UFMG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sapag Ricci, Universidade Federal de Minas Gerais

graduação em História (UNESP-Campus Assis - 1984); mestrado em História (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 1992); doutorado em História Social (Universidade de São Paulo - 2003);  especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF - 2013); pos doutoramento em Ciências da Educação – História e Ciências Sociais (CIED/UMinho – Braga/Portugal – 2014).  Professora associada (Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico); pesquisadora do LABEPEH (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História – CP/FAE-UFMG). Coordenadora do Projeto de Pesquisa O ensino de história como objeto de pesquisa: mapeamento de estudos e pesquisas (Edital FAPEMIG nº 01/2012- Universal). Experiência na área de Formação de Professores, com ênfase em Educação e História, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, currículo, formação docente, materiais didáticos e ensino de história.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

RICCI, Cláudia Sapag. JUNTAR SABER COM SABER: reflexões sobre o programa Residência Docente. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 31–52, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p31-52. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4574. Acesso em: 6 out. 2024.