A HISTÓRIA INDÍGENA A SER ENSINADA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p100-122Palavras-chave:
ensino de história, história indígena, currículo, proposta curricularResumo
O presente artigo discute a desdobramento da Lei 11.645/2008, que institui o ensino de história e cultura indígena, nos currículos oficiais de alguns estados brasileiros, entendendo que a legislação federal deve balizar políticas públicas no âmbito da educação estadual quanto à história indígena a ser ensinada. Analisamos a proposta curricular em vigência de três estados: a) Parâmetros Curriculares de História – Ensino Fundamental e Médio (Pernambuco, 2013), b) Currículo do Estado de São Paulo – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino Fundamental, ciclo II e Ensino Médio/Programa São Paulo Faz Escola (São Paulo, 2011) e c) Lições do Rio Grande – Referencial Curricular Ciências Humanas e Suas Tecnologias (Rio Grande do Sul, 2009). Tais propostas representam formas paradigmáticas, diferentes entre si, de pensar o currículo escolar, guiando-se por competências e habilidades ou expectativas de aprendizagem, indicando temas ou prescrevendo conteúdos, sugerindo possíveis abordagens ou determinando atividades apostiladas. Considerando que esses documentos deveriam orientar as práticas dos professores de História, discutimos não só o espaço dedicado à história indígena, mas também a abordagem proposta a essa questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.