A HISTÓRIA INDÍGENA A SER ENSINADA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS BRASILEIROS

Autores

  • Antonio Simplicio Almeida Neto Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p100-122

Palavras-chave:

ensino de história, história indígena, currículo, proposta curricular

Resumo

O presente artigo discute a desdobramento da Lei 11.645/2008, que institui o ensino de história e cultura indígena, nos currículos oficiais de alguns estados brasileiros, entendendo que a legislação federal deve balizar políticas públicas no âmbito da educação estadual quanto à história indígena a ser ensinada. Analisamos a proposta curricular em vigência de três estados: a) Parâmetros Curriculares de História – Ensino Fundamental e Médio (Pernambuco, 2013), b) Currículo do Estado de São Paulo – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino Fundamental, ciclo II e Ensino Médio/Programa São Paulo Faz Escola (São Paulo, 2011) e c) Lições do Rio Grande – Referencial Curricular Ciências Humanas e Suas Tecnologias (Rio Grande do Sul, 2009). Tais propostas representam formas paradigmáticas, diferentes entre si, de pensar o currículo escolar, guiando-se por competências e habilidades ou expectativas de aprendizagem, indicando temas ou prescrevendo conteúdos, sugerindo possíveis abordagens ou determinando atividades apostiladas. Considerando que esses documentos deveriam orientar as práticas dos professores de História, discutimos não só o espaço dedicado à história indígena, mas também a abordagem proposta a essa questão.

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Biografia do Autor

Antonio Simplicio Almeida Neto, Universidade Federal de São Paulo

Possui Bacharelado (1987) e Licenciatura (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1987), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, áreas de Didática e História da Educação e Historiografia, respectivamente. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de História, Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação e ensino, história, memória, representação e cultura escolar.

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio. A HISTÓRIA INDÍGENA A SER ENSINADA NOS CURRÍCULOS OFICIAIS BRASILEIROS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 100–122, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p100-122. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4572. Acesso em: 5 out. 2024.