INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – UTFPR

Autores

  • Luciane Maria Serrer de Mattos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
  • Marlize Rubin Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n2p353-373

Palavras-chave:

Ensino Superior – Stricto Sensu - Globalização

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre a internacionalização da Educação Superior, enfatizando o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco. O objetivo é analisar a trajetória do Programa no que se refere à internacionalização e, para tanto, apresenta-se um panorama da internacionalização da Educação Superior e uma pesquisa documental a partir dos currículos (lattes) dos professores permanentes do Programa. Além disso, faz-se um levantamento dos estudantes estrangeiros matriculados no Programa desde sua criação. As análises demonstram baixo nível de internacionalização no Programa, fato que já foi percebido pelo corpo docente e que faz parte da Proposta do Programa como um desafio a ser efetivado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Serrer de Mattos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Pedagoga, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco - PR

Marlize Rubin Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Doutora em Educação pela UFRGS; Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco/PR

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

MATTOS, Luciane Maria Serrer de; RUBIN OLIVEIRA, Marlize. INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – UTFPR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 353–373, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n2p353-373. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4491. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos