ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: CONCEPÇÕES, REFLEXÕES E PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO ANO 5

Autores

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Brandão Universidade Federal de Pernambuco
  • Severina Erika Morais Silva Guerra Prefeitura Municipal de Recife
  • Edla Ferraz Correia Carvalho Escola Conviver.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p138-158

Palavras-chave:

argumentação, prática docente, leitura, produção de textos

Resumo

Por meio de um estudo de caso, buscou-se refletir, nesta pesquisa, sobre as concepções de uma professora sobre o ensino da argumentação. A docente foi observada durante dois meses, perfazendo um total de quinze aulas gravadas, em turnos de quatro horas. Após essa etapa, a professora foi entrevistada e solicitada a analisar, em voz alta, a transcrição de uma aula na qual outra professora propôs atividades dirigidas para o desenvolvimento de habilidades argumentativas. A análise das aulas e da entrevista revelou que a docente observada propiciava variadas propostas de leitura e escrita, aproximando os alunos de situações miméticas às vivenciadas pelos estudantes fora da escola, envolvendo a circulação de diferentes gêneros. No entanto, contemplava o ensino da argumentação de forma repetitiva: ler um texto, fazer perguntas e discutir. A concepção da docente era que tal procedimento seria suficiente para ensinar as crianças a argumentar. Não houve situações em que os estudantes fossem estimulados a se engajar em atividades de leitura e produção de textos para atender a finalidades sociais diversificadas, ou que tivessem que interagir com pessoas externas ao ambiente de sala de aula.  O estudo evidenciou que tal concepção pode resultar de uma reflexão pouco desenvolvida sobre os gêneros discursivos e práticas de linguagem na formação da docente.

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Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva; professora da Universidade Federal de Pernambuco: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Pós-Graduação em Educação.

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva; professora da Universidade Federal de Pernambuco: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Pós-Graduação em Educação.

Severina Erika Morais Silva Guerra, Prefeitura Municipal de Recife

Mestre em Educação; Professora da Rede Municipal de Ensino de Recife.

Edla Ferraz Correia Carvalho, Escola Conviver.

Mestre em Educação; coordenadora pedagógica da Escola Conviver.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; GUERRA, Severina Erika Morais Silva; CARVALHO, Edla Ferraz Correia. ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: CONCEPÇÕES, REFLEXÕES E PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO ANO 5. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 138–158, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p138-158. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4486. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos