REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: FINANCIAMENTO E CODIÇÕES DE QUALIDADE

Autores

  • Marcos Edgar Bassi UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p114-137

Palavras-chave:

Política educacional. Financiamento da educação. Educação Básica.

Resumo

O artigo examina a trajetória das matrículas e do financiamento da educação básica no Município de Florianópolis e focaliza a rede municipal de ensino no contexto da política de fundos entre 1996 e 2012. A pesquisa foi viabilizada pela seleção, organização e análise de dados financeiros extraídos dos demonstrativos dos recursos aplicados na educação cedidos pela secretaria municipal de educação da Prefeitura de Florianópolis e obtidos no sítio do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e dos microdados do Censo Escolar obtidos no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O crescimento da educação básica municipal observada no período contou com significativa expansão constante na disponibilidade de receitas, cujo gasto por aluno resultante permite supor que a rede municipal conta com uma base de financiamento suficiente para a oferta de educação básica em razoáveis condições de qualidade.

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Biografia do Autor

Marcos Edgar Bassi, UFPR

Professor da UFSC. Mestrado e Doutorado realizados no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós-Doutoral realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

BASSI, Marcos Edgar. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: FINANCIAMENTO E CODIÇÕES DE QUALIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 114–137, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p114-137. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4482. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos