ORALIDADE NA PRÃTICA DOCENTE: ENTRE A AUSÊNCIA E A EMERGÊNCIA DE UM ENSINO DO ORAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p92-113Palavras-chave:
oralidade, saberes docentes, ensino.Resumo
RESUMO O trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre três professoras, dos anos inicias do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi a compreensão dos saberes docentes para o ensino do oral. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas e tratamos os dados sob o prisma qualitativo (MINAYO, 2008), com emprego de elementos da técnica da análise de conteúdo categorial (BARDIN, 1997). O aporte teórico de sustentação estruturou-se em Tannen (1982); Bortoni-Ricardo (2004); Travaglia (1995) e Marcuschi (2008). As docentes demonstraram compreender a oralidade como um dos objetivos do ensino da língua portuguesa, apesar de enfocarem com maior clareza os eixos de leitura, produção e análise linguística; bem como de mostrarem demandas em relação ao que ensinar nos anos de escolarização em que atuavam. Apesar de não terem clareza sobre o trabalho com o oral, suas propostas didático-metodológicas se encaminharam para a exploração desse eixo. Nesse cenário, vimos um panorama revelador da emergência do ensino do oral, ainda que de modo incipiente.
Palavras-Chave: Oralidade; Saberes docentes; Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.