A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fabiana Vigo Azevedo Borges Instituto Superior de Educação de Barretos (Iseb)
  • André Garcia Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p65-91

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Estado da arte, Pesquisa em Educação.

Resumo

Visando contribuir para uma melhor compreensão das tendências e dos desafios postos às pesquisas em Educação, especialmente no que se refere à temática Formação Continuada, analisamos nesse artigo as contribuições derivadas das teses e dissertações defendidas entre os anos de 2000 e 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da consulta aos trabalhos relacionados a essa temática disponíveis na Biblioteca Comunitária dessa mesma Universidade. A análise dos trabalhos foi realizada à luz de estudos que discutem sobre a formação de professores e, mas especificamente, sobre processos de formação continuada. Neste trabalho analisamos os temas, questões de pesquisa, objetivos, principais conceitos e referenciais teórico-metodológicos, procedimentos metodológicos, participantes, instrumentos de coleta e de análise dos dados e os principais resultados e conclusões de cada estudo selecionado. A partir dessa análise, observamos que tanto as pesquisas que analisam políticas ou programas de formação continuada quanto àquelas que têm por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar programas de formação se preocupam em investigar as contribuições que os programas de formação continuada, desenvolvidos pelo Estado ou pelas Universidades para ou com os profissionais da educação nas modalidades presencial ou a distância, tem trazido para a prática profissional e para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de educadores, especialmente aos professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pedagoga formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Araraquara), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Educação pela mesma Universidade. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão.

Fabiana Vigo Azevedo Borges, Instituto Superior de Educação de Barretos (Iseb)

Fabiana Vigo Azevedo Borges
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Educação pela UFSCar e Doutoranda em Educação pela mesma Universidade. Docente e Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental no município de Barretos/ SP. Docente no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Barretos. Tutora Virtual do Curso de Pedagogia - UAB/UFSCar.

r.

André Garcia Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

André Garcia Corrêa
Licenciado em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Barretos e supervisor de tutoria virtual do curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB/UFSCa

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; BORGES, Fabiana Vigo Azevedo; CORRÊA, André Garcia. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 65–91, 2016. DOI: 10.7867/1809-0354.2016v11n1p65-91. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4448. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos