OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO E SUAS MANIFESTAÇÕES “NEOTRIBAIS” EM UM EVENTO ESPORTIVO/CULTURAL

Autores

  • Gabriel Carvalho Bungenstab Universidade Federal de Goias
  • Felipe Quintao de Almeida Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p630-653

Resumo

O objetivo deste artigo é entender  a relação que os jovens frequentadores do ensino médio tecem com as práticas corporais realizadas no seio das instituições escolares. Para tal, analisou-se um evento esportivo/cultural ofertado para alunos do ensino médio, realizado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu). Foi feita uma pesquisa de campo no evento, que foi produzido na cidade de Guarapari, assim como também foram realizadas observações e entrevistas com jovens participantes. Por fim, com a ajuda dos pensamentos de Michel Maffesoli, conclui-se que os jovens assumem diferentes relações com as práticas corporais e com os outros jovens, a fim de usufruir ao máximo todos os momentos, sejam esses esportivos e/ou culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Federal de Goias

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Goias. Mestre em Educacao Fisica pela Universidade Federal do Espirito Santo. Atua nas areas de Educacao, Juventude, Sociologia e praticas corporais.

Felipe Quintao de Almeida, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES) – Vitória, Espírito Santo, Brasil. Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF).

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; ALMEIDA, Felipe Quintao de. OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO E SUAS MANIFESTAÇÕES “NEOTRIBAIS” EM UM EVENTO ESPORTIVO/CULTURAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 630–653, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p630-653. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4323. Acesso em: 22 nov. 2024.