A inserção de Estudos Críticos Animais em Instituições de Educação Superior

Autores

  • Maria Castellano Laboratório de Educação e Política Ambiental Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo
  • Marcos Sorrentino Depto. de Ciências Florestais Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p654-680

Palavras-chave:

Estudos Críticos Animais, Instituições de Educação Superior, formação, institucionalização

Resumo

Os “Estudos Críticos Animais” compõem um campo de conhecimento interdisciplinar relativamente novo na educação no Brasil, e têm as relações entre humanos e os outros animais como seu foco central. Em alguns países o campo encontra-se bastante avançado, e vem se fortalecendo inclusive por suas inter-relações com disciplinas que questionam outras formas de opressão – tais como os estudos de gênero, étnicos e GLBTs. Oriundo de uma pesquisa de pós-doutoramento, o presente artigo aborda as possibilidades de formação de pessoas nessa área e sua inserção em Instituições de Educação Superior no Brasil. Parte dos subsídios aqui apresentados provêm da análise da experiência de quatro universidades da América do Norte (uma nos EUA e três no Canadá).

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Biografia do Autor

Maria Castellano, Laboratório de Educação e Política Ambiental Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Maria Castellano é doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, e atualmente é pesquisadora em nível de pós-doutorado junto à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, nessa mesma Universidade (ESALQ/USP). Os principais temas com os quais tem trabalhado são educação ambiental, políticas públicas ambientais e relações entre humanos e os outros animais no contexto da educação ambiental.

Marcos Sorrentino, Depto. de Ciências Florestais Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz Universidade de São Paulo

Brasil entre 2003 e 2008. Desde 1977 é participante ativo e fundador de diversas organizações sociais, fóruns, redes e grupos ambientalistas. Tem escrito e editado livros, artigos e textos sobre educação ambiental, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

CASTELLANO, Maria; SORRENTINO, Marcos. A inserção de Estudos Críticos Animais em Instituições de Educação Superior. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 654–680, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p654-680. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4318. Acesso em: 22 dez. 2024.