JOVENS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SEUS PROFESSORES: SUA INTERAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p605-629Palavras-chave:
Educação superior, formação de professores, juventudes, experiências sociais, pedagogia dialógicaResumo
As mudanças da universidade têm resultado em angústias, não só de professores, mas também de estudantes, quanto ao desinteresse destes últimos pelas atividades educacionais, quando não pelos cursos. Angustiam-se também diante do constante monólogo nas salas de aula. Diante disto, indaga-se: quais aspectos da interação social revelam as vinculações entre a universidade que se obriga a renovar-se permanentemente no mundo atual e o desinteresse de estudantes pelo curso? Por que predomina a educação que prioriza aspectos informativos da educação, portanto, menos dialógica? Neste sentido, investiga-se a interação entre experiências sociais (DUBET, 1994, 1998, 2013) construídas por estudantes e professores, visando a compreender como concretizar, cada vez mais, a pedagogia dialógica (FREIRE, 2009, 2011). Utilizou-se uma abordagem qualitativo-exploratória, com estudo de casos múltiplos, envolvendo jovens estudantes de cursos de licenciaturas e professores. Estudantes valorizam amizade, criatividade e preocupam-se com o desinteresse de colegas pelo curso. Idealizam o professor que é líder e carismático. Para eles, há mais informação, menos formação, e dialogar não se reduz a lidar com conceitos. Já as professoras valorizam o respeito e sentem-se apoiadas pela instituição. Igualmente aos estudantes, preocupa-lhes o desinteresse pelo curso. Idealizam o docente que articula informação com formação e dialogar é por o mundo real dentro da sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.