JOVENS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SEUS PROFESSORES: SUA INTERAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Ivar César Oliveira de Vasconcelos Filiação institucional: Universidade Paulista. Mini currículo: Filósofo, mestre e doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professor da UNIP/ Brasília. Bolsista da CAPES – Proc. nº BEX 11.691/13-1.
  • Candido Alberto da Costa Gomes Filiação institucional: Universidade Católica de Brasília Mini currículo: Sociólogo, mestre em Sociologia e doutor em Educação pela University of California, Los Angeles. Professor da UCB/Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p605-629

Palavras-chave:

Educação superior, formação de professores, juventudes, experiências sociais, pedagogia dialógica

Resumo

As mudanças da universidade têm resultado em angústias, não só de professores, mas também de estudantes, quanto ao desinteresse destes últimos pelas atividades educacionais, quando não pelos cursos. Angustiam-se também diante do constante monólogo nas salas de aula. Diante disto, indaga-se: quais aspectos da interação social revelam as vinculações entre a universidade que se obriga a renovar-se permanentemente no mundo atual e o desinteresse de estudantes pelo curso? Por que predomina a educação que prioriza aspectos informativos da educação, portanto, menos dialógica? Neste sentido, investiga-se a interação entre experiências sociais (DUBET, 1994, 1998, 2013) construídas por estudantes e professores, visando a compreender como concretizar, cada vez mais, a pedagogia dialógica (FREIRE, 2009, 2011). Utilizou-se uma abordagem qualitativo-exploratória, com estudo de casos múltiplos, envolvendo jovens estudantes de cursos de licenciaturas e professores. Estudantes valorizam amizade, criatividade e preocupam-se com o desinteresse de colegas pelo curso. Idealizam o professor que é líder e carismático. Para eles, há mais informação, menos formação, e dialogar não se reduz a lidar com conceitos. Já as professoras valorizam o respeito e sentem-se apoiadas pela instituição. Igualmente aos estudantes, preocupa-lhes o desinteresse pelo curso. Idealizam o docente que articula informação com formação e dialogar é por o mundo real dentro da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de; GOMES, Candido Alberto da Costa. JOVENS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SEUS PROFESSORES: SUA INTERAÇÃO SOCIAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 605–629, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p605-629. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4316. Acesso em: 22 nov. 2024.