Análise Textual Discursiva: os movimentos da metodologia de pesquisa

Autores

  • Alana das Neves Pedruzzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tamires Lopes Podewils Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p584-604

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva. Comunidade Aprendente. Educação Ambiental.

Resumo

Resumo: Este artigo discorre sobre os movimentos de aprendizagem inerentes à metodologia Análise Textual Discursiva - ATD, proposta por Moraes e Galiazzi, vivenciados no âmbito de disciplina desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.  Foi constituída uma comunidade aprendente de mestrandos, doutorandos e professoras com foco no estudo e prática da ATD. O corpus de análise abarcou os resumos das teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Educação e Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde, publicadas nos últimos cinco anos. Mostramos, neste artigo, de forma progressiva, o curso da Análise Textual Discursiva culminando na sua arte final - o metatexto, que é apresentado em sua íntegra. O metatexto discorre sobre uma das grandes categorias elencadas durante a análise - “Educação crítica transformadora: visão de educação e referencial teórico”, onde são construídos argumentos sobre a singularidade da Educação Ambiental. A experiência vivenciada em uma comunidade aprendente em torno da aprendizagem da Análise Textual Discursiva possibilitou um pensar coletivo sobre os múltiplos caminhos da pesquisa e na própria constituição dos pesquisadores.

Palavras-Chave: Análise Textual Discursiva. Comunidade Aprendente. Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana das Neves Pedruzzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licencianda em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atua nos programas de pós-graduação: Educação/FURG; Educação Ambiental/FURG; e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFRGS/UFSM/FURG. Compõe o corpo editorial da revista Ambiente & Educação. É integrante da North American Association Environmental Education - NAAEE/USA e da Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente - ARIUSA.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG desde 1983, com doutorado em Educação pela PUCRS (2000), atua nos programas de pós-graduação: Educação/FURG; Educação Ambiental/FURG; e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFRGS/UFSM/FURG na linha de pesquisa em formação de professores. Compõe o corpo editorial da revista Ambiente & Educação. É integrante da Red Iberoamericana de Investigacíon y Innovación desde su escuela e comunidad, com foco na formação acadêmico-profissional de professores.

Tamires Lopes Podewils, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licencianda em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

PEDRUZZI, Alana das Neves; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; GALIAZZI, Maria do Carmo; PODEWILS, Tamires Lopes. Análise Textual Discursiva: os movimentos da metodologia de pesquisa. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 584–604, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p584-604. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4312. Acesso em: 22 nov. 2024.