Ação humana e autonomia docente: um debate com Hannah Arendt

Autores

  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Gilberto Oliari Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n2p568-583

Palavras-chave:

Docência. Ação humana. Hannah Arendt

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir, à luz da filosofia de Hannah Arendt, a ação humana enquanto atividade do ser humano no mundo, com vistas buscar conceitos interpretativos acerca da ação docente cotidiana no processo educativo. Ao aprofundar conceitos como educação, comunicação, autonomia, ação e ação docente, buscamos entender como se dá a atividade do professor no processo educativo e como pode se dar sua autonomia de sorte a que o educando se torne partícipe efetivo na construção de sua identidade e de sua situação no mundo.  

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Biografia do Autor

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2000 e Mestre em Educação: Ensino Superior da Universidade Regional de Blumenau (FURB), 1995.

Gilberto Oliari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Professor em cursos de graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), é mestrando em Educação da mesma universidade.

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

BERTICELLI, Ireno Antônio; OLIARI, Gilberto. Ação humana e autonomia docente: um debate com Hannah Arendt. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 568–583, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n2p568-583. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4300. Acesso em: 22 dez. 2024.