PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS

Autores

  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Santos Lima Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Sastre Rossi Visintainer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ediane Machado Wollmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p280-303

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Aprendizagem por projetos, Ensino fundamental

Resumo

Este estudo verificou as percepções de professores e alunos quanto ao desenvolvimento da promoção da saúde, a partir da aprendizagem por projetos. Caracteriza-se como um estudo de caso, cujo enfoque é predominantemente qualitativo. Os dados evidenciaram que os projetos tiveram dois enfoques metodológicos. No primeiro, o aluno construiu o conhecimento de forma colaborativa; e o professor mediou o aprendizado, neste enfoque, deu-se maior motivação dos escolares para modificarem hábitos promotores de saúde. Já no segundo, o professor foi mentor das atividades; e o aluno receptor, neste enfoque, a percepção de motivação e aprendizado foi menor. Portanto, o desenvolvimento da promoção da saúde, a partir da aprendizagem por projetos, com participação ativa dos educandos na construção do conhecimento, pode trazer resultados satisfatórios quanto à melhoria da qualidade de vida dos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é aluno do Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM e professor do Estado do Rio Grande do Sul. Atua principalmente na área de Educação, Ensino e Educação Física.

Ana Paula Santos Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de bioquímica, genética e botânica. Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM (2014). Atuação principal na área de educação em ciências. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, RS. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível doutorado, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da CAPES e professora da rede municipal de Santa Maria/RS.

Daniela Sastre Rossi Visintainer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Mestrado em  Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM (2013) e atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM.

Ediane Machado Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Docente da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete – e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Atua na área de Ensino de Ciências, trabalhando com metodologias de ensino, elaboração de projetos e formação de professores em Educação Ambiental.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o primeiro pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e o segundo na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes. Atua também na área de educação em ciências no programa de pós-graduação de educação e ciências química da vida e saúde em temas relativos a melhoria do ensino de química, física e biologia.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

ILHA, Phillip Vilanova; LIMA, Ana Paula Santos; VISINTAINER, Daniela Sastre Rossi; WOLLMANN, Ediane Machado; SOARES, Félix Alexandre Antunes. PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 280–303, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p280-303. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4299. Acesso em: 25 nov. 2024.