RESSIGNIFICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE QUANTO AO USO DAS TIC A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO LIFE/UEL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p323-338Palavras-chave:
formação continuada, prática docente, TIC, LIFE, químicaResumo
O LIFE/UEL − Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da Universidade Estadual de Londrina − tem como objetivo sistematizar e congregar ações das diversas licenciaturas tendo como foco o uso das TIC − Tecnologia de Informação e Comunicação − na Educação Básica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar quais as influências provocadas pelo LIFE/UEL no que diz respeito à utilização das TIC na elaboração e desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula por uma professora de química. A abordagem é predominantemente de cunho qualitativo e o percurso metodológico recai na análise de uma entrevista semiestruturada realizada com uma das professoras participantes do projeto. A entrevista foi composta de cinco questões que abordavam sobre a prática docente e o uso das TIC a partir da experiência vivenciada no LIFE/UEL. Como resultado, destacamos a ruptura de uma visão em que a tecnologia se coloca como obstáculo e não como mais uma possibilidade de aprendizagem e a ressignificação, por parte da professora participante da investigação, de fazer uso das TIC em busca de novas concepções e práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.