RESSIGNIFICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE QUANTO AO USO DAS TIC A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO LIFE/UEL

Autores

  • Enio de Lorena Stanzani Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Bauru/SP
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR
  • Diene Eire de Melo Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p323-338

Palavras-chave:

formação continuada, prática docente, TIC, LIFE, química

Resumo

O LIFE/UEL − Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da Universidade Estadual de Londrina − tem como objetivo sistematizar e congregar ações das diversas licenciaturas tendo como foco o uso das TIC − Tecnologia de Informação e Comunicação − na Educação Básica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar quais as influências provocadas pelo LIFE/UEL no que diz respeito à utilização das TIC na elaboração e desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula por uma professora de química. A abordagem é predominantemente de cunho qualitativo e o percurso metodológico recai na análise de uma entrevista semiestruturada realizada com uma das professoras participantes do projeto. A entrevista foi composta de cinco questões que abordavam sobre a prática docente e o uso das TIC a partir da experiência vivenciada no LIFE/UEL. Como resultado, destacamos a ruptura de uma visão em que a tecnologia se coloca como obstáculo e não como mais uma possibilidade de aprendizagem e a ressignificação, por parte da professora participante da investigação, de fazer uso das TIC em busca de novas concepções e práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Bauru/SP

Doutorando em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas na linha de formação de professores.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR

Possui doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina - UEL, com experiência na área de ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem em química, avaliação e o ensino de química, estratégias metodológicas para o ensino de química. 

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR

Doutoranda em Educação pela UNESP - Presidente Prudente. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, e Avaliação da Aprendizagem, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação.

Diene Eire de Melo, Universidade Estadual de Londrina - Londrina/PR

É docente da Universidade Estadual de Londrina no Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de profesores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. 

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

DE LORENA STANZANI, Enio; DIAS BROIETTI, Fabiele Cristiane; FOLETTO DE MORAES, Dirce Aparecida; EIRE DE MELO, Diene. RESSIGNIFICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE QUANTO AO USO DAS TIC A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO LIFE/UEL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 323–338, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p323-338. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4292. Acesso em: 6 out. 2024.