POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: frestas e brechas do(s) discurso(s) de (des)igualdade

Autores

  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Renato de Oliveira Dering Universidade Federal de Viçosa -UFV

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p244-259

Palavras-chave:

Educação Especial, Políticas públicas, Inclusão.

Resumo

O presente artigo tem como principal finalidade analisar e debater a evolução das práticas da intervenção do Estado na educação no quadro das transformações que ocorrem no Brasil, na regulação das políticas e da ação públicas, sobretudo no que diz respeito às iniciativas que promovem a inclusão social referente à educação como requisito para exercer a cidadania enquanto sujeitos constituintes da comunidade. Aqui cabe destacar uma discussão acerca do papel do Estado na defesa e promoção da escola pública, ressaltando as evoluções que foram detectadas nos modos que os discursos sobre inclusão imperam sobre a sociedade a partir da coordenação das políticas e das ações públicas em/na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, pós-graduando em Ontologia e Epistemologia pela AVM Faculdades Associadas, graduado em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (RS) e membro do FORMATE/GESTAR- Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Renato de Oliveira Dering, Universidade Federal de Viçosa -UFV

Professor do Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGUERA, lecionando nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Segurança Pública; Mestre em Letras (Concentração: Estudos Literários / Linha de Pesquisa: Literatura, cultura e sociedade) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduado em Letras - Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG). Desenvolveu pesquisa na área de ensino, literatura e cultura. Atuou entre os anos de 2012 e 2014 como Professor de Teoria da Literatura e Literatura de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG/CAJ).Recentemente atua como Professor de Língua Portuguesa (Gramática, Redação e Literatura) no ensino básico e como professor colaborador na Especialização em Linguística Aplicada (CELAP) da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

SILVEIRA, Ederson Luís; DERING, Renato de Oliveira. POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: frestas e brechas do(s) discurso(s) de (des)igualdade. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 244–259, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p244-259. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4256. Acesso em: 22 dez. 2024.