PROGRAMA ALFA E BETO: o que fazem professoras alfabetizadoras?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p758-777Palavras-chave:
pesquisa em educaçãoResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que analisou as práticas de alfabetização de duas professoras do 1º ano do ensino fundamental que participaram do Programa Alfa e Beto, implementado, no ano de 2011, na rede municipal de ensino da cidade de Caruaru, Pernambuco, Brasil. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação participante em sala de aula, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados dessa investigação apontaram que as professoras desenvolviam ações que, em alguns momentos, distanciavam-se das prescrições do Programa, embora também tentassem se guiar pelas instruções dele. Nesse sentido, eram evidentes as tentativas das docentes de encontrar e instituir uma maneira “própria” de alfabetizar, pois, ao desenvolver as atividades propostas pelo Programa, pareciam apoiar-se em outros modelos sintéticos de alfabetização mais conhecidos, associados ao método fônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.