ADOLESCENTE É TUDO IGUAL? Implicações sobre o comportamento sexual, fatores associados e as práticas preventivas.

Autores

  • Luiz Rogério Romero Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". FCT- UNESP, Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, São Paulo.
  • Ivete Dalben Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". FMB - UNESP, Botucatu-São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p742-757

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Prevenção do uso de drogas, Comportamento de adolescentes

Resumo

O texto aborda o comportamento sexual de risco na adolescência, enfatizando as relações de gênero, familiar, grupo de amigos, escolhas e possibilidades preventivas. A partir da literatura, aponta-se para a complexidade do comportamento sexual. Do outro lado, enfatizam-se as ações preventivas locais e específicas para a realidade do grupo atendido, considerando a escuta como ponto de partida. A família, grupos de convivência e parcerias intersetoriais podem contribuir na prevenção do sexo de risco na adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Rogério Romero, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". FCT- UNESP, Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, São Paulo.

Doutorado em Saúde Coletiva UNESP/Botucatu; Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP; Especialista em Atividade Física e Qualidade de vida pela Faculdade de Educação Física/UNICAMP; Licenciatura Plena em Educação Física pela FC/UNESP. Atualmente é Professor Assistente Doutor, junto ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente. Coordenador do Projeto de Extensão universitária "Multiplicando saberes: ludicidade e qualidade de vida na infância". Colaborador no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, FCT/UNESP, subprojeto Licenciatura em Educação Física (2014-2016). Membro da comissão de Licenciaturas da UNESP.

Ivete Dalben, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". FMB - UNESP, Botucatu-São Paulo.

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da atenção básica, epidemiologia do uso nocivo de álcool e drogas em diferentes populações masculina e feminina, estudantes universitários e de segundo grau, pacientes ambulatoriais e internados em hospitais e na população geral.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

ROMERO, Luiz Rogério; DALBEN, Ivete. ADOLESCENTE É TUDO IGUAL? Implicações sobre o comportamento sexual, fatores associados e as práticas preventivas. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 742–757, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p742-757. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4214. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos