O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p617-640Palavras-chave:
Museu de Ciência, Formação de professores, Ensino de Ciências e BiologiaResumo
Os museus constituem espaços privilegiados para a construção do conhecimento e formação docente. Nesta perspectiva, este estudo visou investigar a divulgação de conhecimentos em museu de ciência e sua apropriação por licenciandos em Ciências Biológicas, enquanto leitores de um acervo científico que também apresenta características estéticas. Realizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA). Observamos que, em relação aos níveis de compreensão estética, a maioria dos estudantes comportou-se como leitores narrativos, seguidos por leitores classificativos e re-criativos. Quanto à importância dos museus de ciências para a formação docente, observou-se que para a maioria dos estudantes: serve para aprender mais sobre a História Evolutiva dos seres vivos; as visitas complementam o que é aprendido na graduação; e enriquecem os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.
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