O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Carlos Erick Brito de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p617-640

Palavras-chave:

Museu de Ciência, Formação de professores, Ensino de Ciências e Biologia

Resumo

Os museus constituem espaços privilegiados para a construção do conhecimento e formação docente. Nesta perspectiva, este estudo visou investigar a divulgação de conhecimentos em museu de ciência e sua apropriação por licenciandos em Ciências Biológicas, enquanto leitores de um acervo científico que também apresenta características estéticas. Realizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA). Observamos que, em relação aos níveis de compreensão estética, a maioria dos estudantes comportou-se como leitores narrativos, seguidos por leitores classificativos e re-criativos. Quanto à importância dos museus de ciências para a formação docente, observou-se que para a maioria dos estudantes: serve para aprender mais sobre a História Evolutiva dos seres vivos; as visitas complementam o que é aprendido na graduação; e enriquecem os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor Assistente do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Professora Adjunta do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

BRITO DE SOUSA, Carlos Erick; FORTES CARVALHO NETA, Raimunda Nonata. O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 617–640, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p617-640. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4194. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos