ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS: construindo situações didáticas de economia em sala de aula

Autores

  • Ruth Hofmann UFPR
  • Maria Tereza Carneiro Soares UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p260-279

Resumo

Seguindo uma trajetória internacional de reconhecimento da importância formativa de competências econômicas e financeiras da população mundial, a institucionalização da educação financeira no Brasil, dada pelo Decreto no 7.397 de 22 de dezembro de 2010, prevê um conjunto de medidas pedagógicas de letramento financeiro voltadas ao público adulto, jovem e infantil. Tendo sido abordada em no ensino médio em diferentes Estados brasileiros em 2010, a perspectiva é de expansão da iniciativa para as crianças brasileiras. É nesse contexto que o presente trabalho tem por objetivo contribuir para o delineamento de metodologias do ensino de finanças para crianças mediante a construção de situações didáticas de economia em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que à construção do conhecimento financeiro é imprescindível o conhecimento econômico, sendo este entendido contexto maior capaz de conferir significado aos conceitos e às noções financeiras. As estratégias de abordagem de educação financeira propostas neste artigo foram inspiradas em estudos que analisam a construção infantil de noções econômicas. Para tanto, selecionaram-se trabalhos que empregam, em seu método de coleta de dados, técnicas que envolvem predominantemente atividades capazes de mobilizar conhecimentos econômicos. Argumentou-se que o método clínico crítico, preponderante dentre os trabalhos descritos anteriormente, possibilita a combinação de diferentes técnicas, e que essa combinação pode resultar na criação algumas situações com potencial didático para o ensino de conceitos econômicos.

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Biografia do Autor

Ruth Hofmann, UFPR

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora assistente do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFPR e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Maria Tereza Carneiro Soares, UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino fundamental, avaliação em matemática, formação continuada de professores e formação do professor.

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

HOFMANN, Ruth; CARNEIRO SOARES, Maria Tereza. ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS: construindo situações didáticas de economia em sala de aula. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 260–279, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p260-279. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4189. Acesso em: 22 dez. 2024.