ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS: construindo situações didáticas de economia em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p260-279Resumo
Seguindo uma trajetória internacional de reconhecimento da importância formativa de competências econômicas e financeiras da população mundial, a institucionalização da educação financeira no Brasil, dada pelo Decreto no 7.397 de 22 de dezembro de 2010, prevê um conjunto de medidas pedagógicas de letramento financeiro voltadas ao público adulto, jovem e infantil. Tendo sido abordada em no ensino médio em diferentes Estados brasileiros em 2010, a perspectiva é de expansão da iniciativa para as crianças brasileiras. É nesse contexto que o presente trabalho tem por objetivo contribuir para o delineamento de metodologias do ensino de finanças para crianças mediante a construção de situações didáticas de economia em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que à construção do conhecimento financeiro é imprescindível o conhecimento econômico, sendo este entendido contexto maior capaz de conferir significado aos conceitos e às noções financeiras. As estratégias de abordagem de educação financeira propostas neste artigo foram inspiradas em estudos que analisam a construção infantil de noções econômicas. Para tanto, selecionaram-se trabalhos que empregam, em seu método de coleta de dados, técnicas que envolvem predominantemente atividades capazes de mobilizar conhecimentos econômicos. Argumentou-se que o método clínico crítico, preponderante dentre os trabalhos descritos anteriormente, possibilita a combinação de diferentes técnicas, e que essa combinação pode resultar na criação algumas situações com potencial didático para o ensino de conceitos econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.