POLÍTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O NOVO PERCURSO FORMATIVO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p827-858Palavras-chave:
Educação Superior a distância. Formação de professores. Políticas públicas.Resumo
Os professores que estão ministrando a disciplina de ciências no Ensino Fundamental II foram formados por diferentes trajetórias acadêmicas. Existem professores formados em cursos de licenciatura curta (LC), trabalhando com outros que combinaram a LC com um curso de complementação, com aqueles ainda que possuem Licenciatura Plena em Biologia. Mais recentemente, existem professores formados em cursos superiores a distância. Este estudo tem por objetivo: a) apresentar e discutir este último percurso formativo criado a partir da regulamentação da Educação a Distância (EAD) no Brasil; b) debater sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como ponto de partida a Lei de Diretrizes da Educação Nacional de 1996, que possibilitaram esta nova trajetória acadêmica; e c) identificar as instituições, públicas e privadas, que estão oferecendo este novo percurso. Com base na pesquisa qualitativa com ênfase na coleta e análise de documentos foi selecionado, por um lado, para ser descrito e analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) de dois cursos de Biologia a distância de universidades públicas e privadas. Por outro, foram coletadas informações, documentos nos sistemas de consulta de instituições credenciadas pelo MEC, no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância e nos sites oficiais das instituições. Os resultados em relação às análises dos PPP mostraram que estes estão de acordo com a legislação atual, no entanto há uma redução da carga horária presencial, trazendo de volta os processos de simplificação e de fragmentação da formação. É visível o caráter expansionista das políticas públicas, destacando o lançamento da Universidade Aberta como a política mais afirmativa do Governo. Há também um crescimento concreto, na esfera pública e privada, tanto no número de instituições envolvidas na formação inicial como de cursos superiores de Biologia a distância. Os dados possibilitam novos debates, sobretudo, em relação à qualidade dessa formação.
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