METANÁLISE QUALITATIVA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA PESQUISAS EM LETRAS

Autores

  • Cândida Martins Pinto Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p1033-1048

Palavras-chave:

Metodologia. Metanálise. Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever os princípios básicos de sistematização com enfoque em metanálise qualitativa, bem como apresentar o estado da arte da metanálise, recuperando informações de sua evolução, já que seu significado primordial, proposto por Glass (1976), implicava em estudos quantitativos. Porém, pesquisas na área de Ciências Humanas e Letras, como a proposta por Cardoso (2007), têm caminhado no sentido da inovação quanto à utilização da metanálise, extrapolando-as da descrição para a explicação e, assim, incorporando dados qualitativos (por meio de técnicas narrativas, descritivas e/ou interpretativas). Nesse sentido, o maior propósito desta revisão é mostrar que a metanálise qualitativa configura-se como uma proposta metodológica para as Ciências Humanas, já que o pesquisador adota um novo enfoque ao reunir resultados e conclusões de outros estudos, facilitando o acesso às informações sobre determinado fenômeno. Os resultados dessa discussão sugerem que a utilização de metanálise qualitativa possibilita uma visão mais acurada do desenvolvimento das pesquisas na área em foco, além de ampliar o conhecimento e ajudar a compreender o fenômeno que se quer enfatizar.  

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

PINTO, Cândida Martins. METANÁLISE QUALITATIVA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA PESQUISAS EM LETRAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1033–1048, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p1033-1048. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4023. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos