O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CEFET-MG COM O APOIO DO MEC

Autores

  • Welber Amaro Santos de Souza CEFET-MG
  • José Wilson Costa CEFET-MG
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p859-882

Palavras-chave:

Educação a Distância. e-Tec Brasil. Formação Técnica a Distância.

Resumo

 

Com o objetivo de investigar o processo de implantação do curso técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação (PGTI) na modalidade a distância, no CEFET-MG com o apoio do MEC, durante o ano de 2010, foi realizada uma pesquisa de investigação qualitativa, cujo método foi um estudo de caso.  O estudo perpassa pelos conceitos e caracterizações da Educação a Distância (EaD), apresenta o programa e-Tec Brasil e a adesão do CEFET-MG a ele.  Os resultados permitiram verificar que o processo de implantação de EaD em sua complexidade envolve aspectos acadêmicos, institucionais, tecnológicos e financeiros.  Uma comparação entre o proposto no programa e-Tec Brasil e a análise feita durante o ano de 2010 no curso de PGTI sugere a necessidade de maior esforço na capacitação dos professores e tutores para o acompanhamento acadêmico do curso, intensificação no uso das TICs para aumentar a interação com os alunos e maior investimento institucional de maneira a possibilitar dedicação exclusiva ao programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

SOUZA, Welber Amaro Santos de; COSTA, José Wilson; GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CEFET-MG COM O APOIO DO MEC. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 859–882, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p859-882. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4022. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos