O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CEFET-MG COM O APOIO DO MEC
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p859-882Palavras-chave:
Educação a Distância. e-Tec Brasil. Formação Técnica a Distância.Resumo
Com o objetivo de investigar o processo de implantação do curso técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação (PGTI) na modalidade a distância, no CEFET-MG com o apoio do MEC, durante o ano de 2010, foi realizada uma pesquisa de investigação qualitativa, cujo método foi um estudo de caso. O estudo perpassa pelos conceitos e caracterizações da Educação a Distância (EaD), apresenta o programa e-Tec Brasil e a adesão do CEFET-MG a ele. Os resultados permitiram verificar que o processo de implantação de EaD em sua complexidade envolve aspectos acadêmicos, institucionais, tecnológicos e financeiros. Uma comparação entre o proposto no programa e-Tec Brasil e a análise feita durante o ano de 2010 no curso de PGTI sugere a necessidade de maior esforço na capacitação dos professores e tutores para o acompanhamento acadêmico do curso, intensificação no uso das TICs para aumentar a interação com os alunos e maior investimento institucional de maneira a possibilitar dedicação exclusiva ao programa.
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