HIGIENIZANDO CORPOS, MENTES E HÁBITOS: ANÁLISE COMPARATIVA DA DISCIPLINA "HIGIENE" NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES NAS REFORMAS “ORESTES GUIMARÃES” (1911-1935) E “ElPÍDIO BARBOSA” (1946-1969)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p548-570Palavras-chave:
Disciplinas Escolares, Higiene, Grupos EscolaresResumo
Este artigo objetiva analisar comparativamente as prescrições acerca da disciplina de Higiene no currículo dos grupos escolares catarinenses na vigência das reformas “Orestes Guimarães” (1911-1935), alicerçada na Pedagogia Moderna, e “Elpídio Barbosa” (1946 – 1969), de base escolanovista, de modo a perceber continuidades e/ou rupturas entre os saberes e práticas selecionados em ambas. Para tal, tomamos como principal categoria de análise o primeiro constituinte de uma disciplina escolar proposto por André Chervel: a exposição de conteúdos pelo programa, professor/a ou manual. Recorremos também ao conceito de currículo de Tomaz Tadeu da Silva, para quem o currículo consiste em uma seleção e uma organização particular de conhecimentos, que visa contribuir para a produção de subjetividades e identificações. No que se refere às fontes da pesquisa, lançamos mão das leis que consubstanciaram ambas as reformas, programas de ensino, planos de aula, comunicados dos grupos escolares para o Departamento de Educação, relatórios e obras que defendiam a importância da escolarização dos conteúdos da higiene, tal como a de Herbert Spencer e a do catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral.Downloads
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