HIGIENIZANDO CORPOS, MENTES E HÁBITOS: ANÁLISE COMPARATIVA DA DISCIPLINA "HIGIENE" NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES NAS REFORMAS “ORESTES GUIMARÃES” (1911-1935) E “ElPÍDIO BARBOSA” (1946-1969)

Autores

  • Julia Vieira Tocchetto de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Gladys Mary Ghizoni Teive Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p548-570

Palavras-chave:

Disciplinas Escolares, Higiene, Grupos Escolares

Resumo

Este artigo objetiva analisar comparativamente as prescrições acerca da  disciplina de Higiene no currículo dos grupos escolares catarinenses na  vigência das reformas “Orestes Guimarães” (1911-1935), alicerçada na Pedagogia Moderna, e “Elpídio Barbosa” (1946 – 1969), de base escolanovista, de modo a perceber continuidades e/ou rupturas entre os saberes e práticas selecionados em ambas. Para tal, tomamos como principal categoria de análise o primeiro constituinte de uma disciplina escolar proposto por André Chervel:  a exposição de conteúdos pelo programa, professor/a ou manual. Recorremos também ao conceito de currículo de Tomaz Tadeu da Silva, para quem o currículo consiste em uma seleção e uma organização particular de conhecimentos, que visa contribuir para a produção de  subjetividades e identificações. No que se refere às fontes da pesquisa, lançamos mão das leis que consubstanciaram ambas as reformas, programas de ensino, planos de aula, comunicados dos grupos escolares para o Departamento de Educação, relatórios e obras que defendiam a importância da escolarização dos conteúdos  da higiene, tal como a de Herbert Spencer e a do catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Julia Vieira Tocchetto de Oliveira é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como bolsista de iniciação científica sob a orientação da professora Dra. Gladys Mary Ghizoni. Atualmente é aluna regular do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, linha de História e Historiografia da Educação, nível mestrado. Desenvolve dissertação sobra a escolarização da higiene nos grupos escolares de Santa Catarina sob a orientação da professora Dra. Liane Maria Bertucci. 

Gladys Mary Ghizoni Teive, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Gladys Mary Ghizoni Teive é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutora pelo Centro de Investigación Manes, em Madri,  Espanha. É professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, na linha de História e Historiografia da Educação. Tem diversos trabalhos publicados na forma de livros, capítulos de livros e artigos, dentre os quais “Modernização econômica e formação de professores em Santa Catarina”;“Uma vez normalista, sempre normalista”: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (ENC: 1911-1935)” e “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primárioem Santa Catarina (1911-1918)”, em parceria com N. Dallabrida. 

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, Julia Vieira Tocchetto de; TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. HIGIENIZANDO CORPOS, MENTES E HÁBITOS: ANÁLISE COMPARATIVA DA DISCIPLINA "HIGIENE" NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES NAS REFORMAS “ORESTES GUIMARÃES” (1911-1935) E “ElPÍDIO BARBOSA” (1946-1969). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 548–570, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n2p548-570. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3946. Acesso em: 25 nov. 2024.