O ENSINO FUNDAMENTAL NA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA

Autores

  • Sandra Patrícia das Neves Universidade Federal de São João del Rei
  • Ruth Bernardes Sant'Ana Docente do corpo permanente do Mestrado em Educação da UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p798-824

Palavras-chave:

Adolescentes, Balanço, Ensino Fundamental, Experiência.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa voltada  para o balanço das experiências escolares pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública mineira. O objetivo foi investigar como estes percebem seus itinerários formativos ao final do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizados diversos procedimentos: observações de estabelecimento, encontros grupais, entrevistas individuais, questionário e uso de documentos escolares. As falas dos adolescentes mostram que o balanço é positivo e que, embora com diferenças nas dinâmicas relacionais no interior da sala de aula, a escola cumpriu  seu papel formativo. Mostram também a valorização das relações com os amigos e com os professores, bem como os eventos na escola suscetíveis de favorecê-las. Na avaliação do desempenho, a nota recebida aparece como a referência mais importante para todos eles.  Porém, em determinados momentos  parece insuficiente  para uma parte dos adolescentes, e eles oscilam entre o que de fato sabem e o que as avaliações escolares os levam a mostrar saber fazer. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Patrícia das Neves, Universidade Federal de São João del Rei

Mestre pelo Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (2013) e Psicóloga Clínica (2010), ambas formações pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Ruth Bernardes Sant'Ana, Docente do corpo permanente do Mestrado em Educação da UFSJ

Graduações em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989) e Psicologia pela Universidade Paulista (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós-doutorado em 2007 no Instituto de estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, em Portugal. Estágio sênior de três meses junto ao Lisec (Laboratoire Interuniversitaire des Sciences de L'Education et de la Comunication), na Universidade de Nancy, França. De 2008 a 2012 foi professor do corpo permanente do Mestrado de Psicologia e do Mestrado em Educação da UFSJ. 

Graduações em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989) e Psicologia pela Universidade Paulista (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós-doutorado em 2007 no Instituto de estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, em Portugal. Estágio sênior de três meses junto ao Lisec (Laboratoire Interuniversitaire des Sciences de L'Education et de la Comunication), na Universidade de Nancy, França. De 2008 a 2012 foi professor do corpo permanente do Mestrado de Psicologia e do Mestrado em Educação da UFSJ. 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

DAS NEVES, Sandra Patrícia; SANT’ANA, Ruth Bernardes. O ENSINO FUNDAMENTAL NA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 798–824, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p798-824. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3943. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos