O ENSINO FUNDAMENTAL NA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p798-824Palavras-chave:
Adolescentes, Balanço, Ensino Fundamental, Experiência.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa voltada para o balanço das experiências escolares pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública mineira. O objetivo foi investigar como estes percebem seus itinerários formativos ao final do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizados diversos procedimentos: observações de estabelecimento, encontros grupais, entrevistas individuais, questionário e uso de documentos escolares. As falas dos adolescentes mostram que o balanço é positivo e que, embora com diferenças nas dinâmicas relacionais no interior da sala de aula, a escola cumpriu seu papel formativo. Mostram também a valorização das relações com os amigos e com os professores, bem como os eventos na escola suscetíveis de favorecê-las. Na avaliação do desempenho, a nota recebida aparece como a referência mais importante para todos eles. Porém, em determinados momentos parece insuficiente para uma parte dos adolescentes, e eles oscilam entre o que de fato sabem e o que as avaliações escolares os levam a mostrar saber fazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.