POLÍTICA PÚBLICA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: participação como possibilidade de avanços
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p720-741Palavras-chave:
Política pública. Formação de professores. Participação. Plano de estudosResumo
Resumo: O texto relata e analisa o desenvolvimento de uma experiência de formação de professores realizada em uma rede municipal da Região Sul do Rio Grande do Sul. O processo formativo foi articulado à necessidade, apresentada pelos professores, de reestruturação curricular – a construção de um plano de estudos - para os três primeiros anos do Ensino Fundamental, decorrente da Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Autores como Marx (1990; 2009), Kosik (2010), Freitas (2003), Freire (1987) e Vygotsky (2007) contribuíram na perspectiva teórico-metodológica do processo formativo. Tal processo, articulado às necessidades concretas dos professores e à sua participação no processo de estudo e de construção da proposta, foi um dos elementos centrais da metodologia e o que viabilizou, apesar da manutenção da seriação, o início da superação da fragmentação de conteúdos, pela articulação do trabalho a ser desenvolvido pelos professores em cada série e pela compreensão da lógica dialética na construção do conhecimento. Isso possibilitou, também, o avanço no entendimento da educação escolar como formação humana para a emancipação humana e da relação entre alfabetização e letramento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.