POLÍTICA PÚBLICA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: participação como possibilidade de avanços

Autores

  • Conceição Paludo Universidade Federal e Pelotas / Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas /Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal de Pelotas /Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p720-741

Palavras-chave:

Política pública. Formação de professores. Participação. Plano de estudos

Resumo

Resumo: O texto relata e analisa o desenvolvimento de uma experiência de formação de professores realizada em uma rede municipal da Região Sul do Rio Grande do Sul. O processo formativo foi articulado à necessidade, apresentada pelos professores, de reestruturação curricular – a construção de um plano de estudos - para os três primeiros anos do Ensino Fundamental, decorrente da Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Autores como Marx (1990; 2009), Kosik (2010), Freitas (2003), Freire (1987) e Vygotsky (2007) contribuíram na perspectiva teórico-metodológica do processo formativo. Tal processo, articulado às necessidades concretas dos professores e à sua participação no processo de estudo e de construção da proposta, foi um dos elementos centrais da metodologia e o que viabilizou, apesar da manutenção da seriação, o início da superação da fragmentação de conteúdos, pela articulação do trabalho a ser desenvolvido pelos professores em cada série e pela compreensão da lógica dialética na construção do conhecimento. Isso possibilitou, também, o avanço no entendimento da educação escolar como formação humana para a emancipação humana e da relação entre alfabetização e letramento. 

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Biografia do Autor

Conceição Paludo, Universidade Federal e Pelotas / Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação: curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação. Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do grupo de pesquisa MovSE: Movimentos Sociais, escola pública e Educação Popular e Coordena o Observatório da Educação, núcleo RS.

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas /Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas, atua como professora da rede publica estadual e municipal de Pelotas; mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas; integrante do grupo de pesquisa MovSE: Movimentos Sociais, escola pública e Educação Popular e bolsista do Projeto Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul.

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas /Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

Paulo Eduardo Dias Taddei. Advogado. Graduado em Direito pela UFPel; Especialista em Direito Ambiental pela UFPel; Mestrando em Educação na UFPel/FAE; Pesquisador-bolsista do Projeto Observatório do Campo; Integrante do Grupo de Pesquisa MovSE –  Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular; Ex-tutor do EAD do Curso Educação para as relações étnico-raciais/2011.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

PALUDO, Conceição; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; TADDEI, Paulo Eduardo Dias. POLÍTICA PÚBLICA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: participação como possibilidade de avanços. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 720–741, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p720-741. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3921. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos