SABERES E PRÁTICAS DA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: (re)construções necessárias
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p699-719Palavras-chave:
inclusão escolar, trabalho colaborativo, formação docente.Resumo
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem exigido reconstruções nas práticas dos professores e na organização dos sistemas de ensino e escolas. A pesquisa apresentada, um estudo de caso (YIN, 2005), resgata e analisa o processo de escolarização na Educação Básica de uma aluna com surdez sendo, para tal, realizadas entrevistas semiestruturadas com a própria aluna, familiares e profissionais das escolas.Os resultados indicaram, por um lado, aspectos que representaram barreiras ao desenvolvimento da aluna, como a ausência da LIBRAS nesse processo e, por outro, práticas pedagógicas inclusivas, como o trabalho colaborativo entre os pares (BONALS, 2003), que foi fundamental para sua aprendizagem. As reflexões emergentes dessa investigação contribuem para formular considerações acerca da organização de ambientes escolares efetivamente inclusivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.