SABERES E PRÁTICAS DA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: (re)construções necessárias

Autores

  • Carla Helena Fernandes UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí Mestrado em Educação
  • Aline Rezende Campos UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí Curso de Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p699-719

Palavras-chave:

inclusão escolar, trabalho colaborativo, formação docente.

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem exigido reconstruções nas práticas dos professores e na organização dos sistemas de ensino e escolas. A pesquisa apresentada, um estudo de caso (YIN, 2005), resgata e analisa o processo de escolarização na Educação Básica de uma aluna com surdez sendo, para tal, realizadas entrevistas semiestruturadas com a própria aluna, familiares e profissionais das escolas.Os resultados indicaram, por um lado, aspectos que representaram barreiras ao desenvolvimento da aluna, como a ausência da LIBRAS nesse processo e, por outro, práticas pedagógicas inclusivas, como o trabalho colaborativo entre os pares (BONALS, 2003), que foi fundamental para sua aprendizagem. As reflexões emergentes dessa investigação contribuem para formular considerações acerca da organização de ambientes escolares efetivamente inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Helena Fernandes, UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí Mestrado em Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de formação de professores e educação especial, atualmente exercendo a função profissional de professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação Mestrado em Educação. Como pesquisadora, se volta ao estudo e investigação da formação de professores, das concepções e práticas pedagógicas e da educação especial/inclusão escolar. É professora do Mestrado em Educação da UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre - MG. Participa como pesquisadora dos Grupos: 1) GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada, da Faculdade de Educação da UNICAMP; 2) Grupo de Pesquisa Educação, Ciência e Aprendizagem do Mestrado em Educação da UNIVAS e do 3) GEPAQ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Avaliação e Indicadores de Qualidade, da mesma instituição.

Aline Rezende Campos, UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí Curso de Pedagogia

Pedagoga, graduada pelo curso de Pedagogia da UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre MG. Atua na Educação Infantil e tem experiência profissional na Educação Informal, em Projeto Sócio-Cultural. Desenvolve pesquisa na área de Educação Especial/ educação inclusiva.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

FERNANDES, Carla Helena; CAMPOS, Aline Rezende. SABERES E PRÁTICAS DA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: (re)construções necessárias. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 699–719, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p699-719. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3917. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos