OS MÉTODOS DIDÁTICOS EMPREGADOS POR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p589-614Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Superior, Métodos Didáticos.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar os métodos didáticos utilizados pelos professores de ensino superior nos cursos de Licenciatura e Bachareladoem Educação Física. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram seis (6) docentes efetivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Constatou-se que os entrevistados utilizam o saber experiencial como sendo um elemento fundamental em suas práticas de ensino. Através dele são obtidos os princípios básicos para a organização do trabalho pedagógico nas disciplinas, além disso, os conteúdos e contextualizações sofrem poucas modificações para exemplificarem suas diferentes aplicações em uma área ou outra, tanto pelos professores que adotam uma concepção/abordagem da Educação Física como os que não as utilizam em sua prática pedagógica.
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