OS MÉTODOS DIDÁTICOS EMPREGADOS POR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p589-614

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Superior, Métodos Didáticos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os métodos didáticos utilizados pelos professores de ensino superior nos cursos de Licenciatura e Bachareladoem Educação Física. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram seis (6) docentes efetivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Constatou-se que os entrevistados utilizam o saber experiencial como sendo um elemento fundamental em suas práticas de ensino. Através dele são obtidos os princípios básicos para a organização do trabalho pedagógico nas disciplinas, além disso, os conteúdos e contextualizações sofrem poucas modificações para exemplificarem suas diferentes aplicações em uma área ou outra, tanto pelos professores que adotam uma concepção/abordagem da Educação Física como os que não as utilizam em sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clairton Balbueno Contreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM). 

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física; Doutor em Educação; Doutor em Ciência do Movimento Humano; Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM.  

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

CONTREIRA, Clairton Balbueno; KRUG, Hugo Norberto. OS MÉTODOS DIDÁTICOS EMPREGADOS POR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 589–614, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n2p589-614. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3914. Acesso em: 25 nov. 2024.